A chegada do Android 12 ficará marcada como a plataforma de grandes inovações. Há poucos dias, a quarta versão beta do sistema operacional foi disponibilizada para testes, e uma das novidades inclui o suporte à navegação por expressões faciais no Pacote de Acessibilidade do Android (conjunto de ferramentas integrado ao SO). Utilizando a câmera e o sistema de reconhecimento facial, o usuário pode interagir com o celular associando cada mudança no semblante a uma ação comum do aparelho.

Android 12: controle seu celular com expressões faciais

A informação foi confirmada no famoso fórum XDA Developers, onde identificou a versão beta 12.0.0 do Pacote de Acessibilidade do Android como a plataforma que recebeu estas novas funções. Existe uma seção chamada "Camera Switches", onde o usuário pode atribuir ações aos gestos faciais como retornar à tela anterior, abrir a Visão Geral, apertar e manter pressionado um botão, abrir o menu de notificações e voltar para a tela inicial.

Seção onde é possível habilitar a ferramenta Camera Switches. (Imagem: Reprodução/XDA Developers)
Seção onde é possível habilitar a ferramenta Camera Switches. (Imagem:Reprodução/XDADevelopers)

As ações podem ser reconhecidas por expressões como "boca aberta", "sorriso", "sobrancelhas levantadas", "olhar para a esquerda", "olhar para a direita" e "olhar para cima". À medida que os testes apresentarem resultados positivos, é possível que ao longo das atualizações, novas alternativas sejam inseridas e suportadas pelo sistema.

Como isso funciona?

Para nos ajudar a ter uma melhor percepção de como isso funciona, o pessoal do XDA Developers divulgou algumas capturas de tela, mostrando que a ferramenta pode ser ajustada de acordo com o nível de expressividade do usuário, assim como o tempo necessário para manter a expressão até que o sistema identifique a ação correspondente.

(Imagem: Reprodução/XDA Developers)
(Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Para facilitar a detecção e ativação da ferramenta, quando o Camera Switch está habilitado, um ícone simbolizado por um rosto é fixado no topo da tela do celular, acima do ícone das notificações.

Disponibilidade

Não há nenhuma informação ou previsão do lançamento da função para todos usuários, mas como essa novidade está ligada ao Android 12, faz sentido pensar que precisamos aguardar o lançamento oficial do SO — o que deve acontecer entre setembro ou outubro deste ano.

Mas cabe lembrar que mesmo com a chegada do Android 12, as funções não devem ser exclusivas da plataforma, já que foi possível instalar a mesma versão do app do Google no Android 11 por métodos alternativos. Aguardamos ansiosamente pela chegada desse recurso, especialmente os usuários com mobilidade reduzida.

Fonte: XDA Developers