Durante a conferência anual Google for Games Developer Summit que ocorreu nesta segunda-feira (12), a empresa anunciou grandes novidades que estarão presentes no Android 12, principalmente para quem costuma utilizar o celular para jogar. Isso porque a nova versão do sistema permitirá que os usuários reproduzam os jogos antes mesmo de o download terminar. Além disso, um novo painel que organiza ferramentas para melhorar a experiência e controlar o desempenho do aparelho em games foi adicionado.

Android 12 vai rodar jogos enquanto realiza o download

Começando pelo recurso que a fabricante batizou como "jogue enquanto você baixa" (em tradução livre), os usuários poderão, assim como o próprio nome sugere, reproduzir os games antes mesmo de o download terminar.

O celular da esquerda aguarda a conclusão do download normalmente, enquanto o da direita executa o jogo com o download ainda em andamento. (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)
O celular da esquerda aguarda a conclusão do download normalmente, enquanto o da direita executa o jogo com o download ainda em andamento. (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Isto significa que os jogos poderão ser abertos "em segundos" pela Play Store, mesmo quando o download ainda estiver em andamento, porém com qualidade gráfica e ações limitadas. Sobre isso, a empresa descreveu o recurso da seguinte forma:

"Os usuários querem começar a jogar imediatamente, mas conforme a qualidade do jogo continua melhorando, seu tamanho aumenta, levando a downloads longos e enfadonhos."

Vale lembrar que nem todos os jogos deverão aderir a este recurso, já que o desenvolvedor do game precisará criá-lo no padrão Android App Bundle, uma ferramenta do Google que diminui o formato e tamanho do aplicativo para o Android 12, novo sistema operacional do Google. Ainda com poucas informações disponíveis, esse novo método de distribuição vem preocupando especialistas de segurança, mas devemos ter novos detalhes sobre isso em breve.

Android 12 terá novo painel com recursos para jogos

Outra novidade anunciada pela Gigantes das Buscas é a introdução de um painel que agrega recursos que melhoram o desempenho do aparelho em jogos. Além de disponibilizar utilitários que vão permitir realizar transmissões das partidas, haverá também perfis de desempenho para que o usuário decida em aderir mais ou menos performance, resultando em uma melhor distribuição dos recursos utilizados pelo celular.

Barra flutuante que deve aparecer ao abrir um jogo no Android 12. (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)
Barra flutuante que deve aparecer ao abrir um jogo no Android 12. (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

O famoso fórum XDA-Developers foi ainda mais além e revelou alguns detalhes sobre o funcionamento desta ferramenta. Segundo eles, uma barra flutuante no canto da tela será exibida na tela logo depois que o jogo for aberto. Ali, o usuário poderá contar com opções para ativar o modo não perturbe durante a partida, fazer streaming no YouTube, entre outras coisas.

Sobre os perfis de otimização de desempenho, o site os descreve da seguinte forma:

  • Desempenho: maximiza a taxa de quadros, mas gasta mais bateria;
  • Padrão: desempenho padrão do jogo;
  • Economia de energia: reduz a taxa de quadros, mas gasta menos bateria.

O Android 12 deve ser anunciado no último quadrimestre deste ano, e a novidade deve estar disponível apenas para "dispositivos selecionados", especialmente para aqueles que possuem um hardware intermediário de classe alta.

Fonte: XDA-Developers (1 e 2)