O Google fechou um acordo para fornecer serviços em nuvem para a SpaceX de Elon Musk, que lançou uma série de satélites Starlink para fornecer Internet de alta velocidade, disse o comunicado na última quinta-feira. A SpaceX montará estações terrestres dentro dos data centers do Google que se conectam aos satélites Starlink, permitindo serviços de Internet rápidos e seguros via Google Cloud, disse a gigante das buscas na internet.

"O Google tem o prazer de fazer parceria com a SpaceX para garantir que as organizações com pegadas distribuídas tenham acesso contínuo, seguro e rápido aos aplicativos e serviços essenciais de que precisam para manter suas equipes em pleno funcionamento", disse Urs Hölzle, vice-presidente sênior de infraestrutura da Google Cloud no comunicado à imprensa.

Disponibilidade do serviço de nuvem

Espera-se que este serviço esteja disponível no segundo semestre de 2021 para clientes corporativos, disse a empresa. O negócio chega em um momento em que a demanda por serviços de computação em nuvem disparou, com empresas como a Microsoft e a Amazon dominando o mercado. As empresas de nuvem também entraram no setor de telecomunicações, graças a um salto na demanda por conectividade 5G.

Os negócios em nuvem do Google respondem por cerca de 7 por cento de sua receita total, conforme o último relatório de ganhos. Em outubro passado, a Microsoft ganhou um acordo semelhante com a SpaceX para conectar sua plataforma de computação em nuvem Azure ao Starlink.

A SpaceX privada, conhecida por seus foguetes reutilizáveis ​​e cápsulas de astronautas, está aumentando a produção de satélites para Starlink, uma constelação crescente de centenas de satélites de transmissão de internet que Elon Musk espera gerar receita suficiente para ajudar a financiar os objetivos interplanetários da SpaceX.