Os carros inteligentes eram coisa de cinema, mas graças às empresas como Google, Huawei e Apple, a experiência de usuário para motoristas conectados tem ficado cada vez mais eficiente, prática e automatizada. A Google, por exemplo, tem inovado com os seus softwares de bordo, e a última versão do sistema Android Auto trouxe funcionalidades realmente interessantes.

Além dos novos comandos de atalhos personalizados do Google Assistente, a versão 5.8 começa a exibir a opção de tela dividida, em que é possível utilizar dois aplicativos de forma simultânea. Os veículos que possuem sistema no formato widescreen, já podem contar com esse novo recurso que promete agilizar o processo de interação entre software e usuário enquanto dirige.

Como funciona?

Assim como já acontece, a partir do momento em que um aplicativo for acionado, ele se torna principal e começa a ser exibido no lado esquerdo da tela. Quando o segundo aplicativo for aberto, automaticamente o sistema empurra a visualização que começa a exibi-lo no lado direito.

Com essa opção em funcionamento, é fácil, por exemplo, manter-se conectado com o sistema de navegação, como o Google Maps, ao mesmo tempo em que um reprodutor de mídia divide a tela com o aplicativo principal. Basicamente será uma experiência similar a que temos disponível no smartphone quando utilizamos os apps em modo retrato.

Android Auto exibe dois aplicativos em tela dividida. (Imagem: Reprodução / Giz China)
Android Auto exibe dois aplicativos em tela dividida. (Imagem: Reprodução / Giz China)

Leia também:

Pontos negativos

Como já é de se imaginar, nem todos os aplicativos suportam esse tipo de visualização, o que pode ser implementado com o tempo à medida que o recurso ganha popularidade. Um deles é o Waze, sistema de navegação que ainda não é compatível com a atualização do Android Auto.

Outro ponto negativo é que não existe a possibilidade de mostrar um aplicativo em full screen. Depois que dois aplicativos dividem a mesma tela, a visualização é necessariamente composta pelos dois de forma simultânea. Pode ser que isso seja corrigido em uma atualização futura, podendo até mesmo permitir que os usuários personalizem o layout da exibição dos aplicativos.

Via