Ontem (18), fomos agraciados com o anúncio oficial do Google sobre o Android 12, sistema que já pode ser instalado e testado por desenvolvedores de aplicativos, ou por usuários que possuem o celular Pixel 3 ou superior. Dentre as muitas melhorias que foram informadas pela empresa, temos a solução de um problema relacionado as notificações que acabava irritando muita gente.

Você já deve ter percebido que algumas notificações de determinados aplicativos possuem um comportamento um tanto estranho. No caso do Twitter, por exemplo, quando uma notificação é exibida no painel de notificações e o usuário clica na tela, por algum motivo nada acontece de imediato, e então só depois de alguns segundos ou até minutos, o aplicativo finalmente abre, resultando em um grande atraso.

O Android 12 pretende corrigir esse problema, e não só o Twitter vai deixar de apresentar esse atraso, mas como outros aplicativos também, como o Outlook, Messenger Facebook e até o WhatsApp, que já foram identificados com esse problema.

A partir dessa atualização de sistema operacional, o Google proíbe que os aplicativos usem esse atraso, conhecido como "trampolim de notificação", e vai começar a exigir que os desenvolvedores alterem a forma de exibição das notificações de seus aplicativos, aderindo então às novas regras. Com isso, assim que uma mensagem no WhatsApp chegar para você, ao clicar, o aplicativo vai te levar direto para a conversa, pulando todo esse processo de carregamento, o que deverá ser ainda mais significativo para smartphones de configuração mais modestas.

Leia também:

Outras melhorias do Android 12

De acordo com o changelog disponibilizado pelo Google, a nova versão do Android possui diversos novos recursos além de melhorar algumas funções já presentes em versões anteriores. De acordo com a empresa, o sistema apresentará uma melhor interface de usuário, o que inclui compatibilidade de novos formatos de mídia, como o AVIF, que basicamente melhora a qualidade de imagens no formato JPEG.

A versão estável do Android 12 será lançada oficialmente em outubro de 2021, mas já está disponível para download uma versão de testes para desenvolvedores de aplicativos. Mas se você não é um, e quer testar o sistema (por sua conta e risco), saiba que é preciso possuir um dos smartphones do Google Pixel 3, 3 XL, Pixel 3a, 3a XL, Pixel 4, 4 XL, Pixel 4a, 4a 5G, ou Pixel 5. Para saber como instalar, você pode conferir o tutorial que o Oficina da Net preparou (clicando neste link).