Desde o Android 9 Pie a Google vem trabalhando para aprimorar ainda mais a experiência do usuário ao utilizar o sistema operacional da empresa, principalmente na questão da privacidade, recurso que vem sendo debatido veemente nos últimos anos e que levou a companhia em adotar novas medidas de transparência, como a possibilidade de definir às permissões antes de executar um aplicativo pela primeira vez, por exemplo.

Função anti-rastreamento

O recurso será bem semelhatente ao que foi implementado pela Apple no iOS 13, permitindo que o usuário defina quais aplicativos podem acessar o histórico de navegação e rastrear as pesquisas com base nos cookies das páginas da web.

Rumores indicam que caso a funcionalidade seja inserida a partir do Android 12 será bem parecido com às notificações de privacidade, sendo possível permitir ou não a coleta de infomações.

"[...] Estamos sempre procurando maneiras de trabalhar com desenvolvedores para elevar o nível de privacidade e, ao mesmo tempo, permitir um ecossistema de aplicativos sustentado por anúncios", disse um porta-voz da Google.

É curioso que a gigante de Mountain View esteja cogitando inserir um anti-rastreamento em seu firmware próprio quando a empresa faturou bilhões de dólares com esse tipo de acesso. Por enquanto o recurso está em sua fase de testes, logo, não sabemos se essa novidade chegará de forma definitiva na próxima versão do Android.

Leia também:

Tenha mais privacidade

Para quem deseja ter uma maior privacidade durante a navegação na Internet é possível optar por softwares e extensções para navegador que forneçem a opção de habilitar ou desabilitar rastreadores. Além disso, fazer o uso de VPN (Virtual Private Network) é uma excelente opção para os usuários que procuram maior segurança.

O navegador Opera é uma opção viável pois possui o bloqueio de rastreadores e VPN de forma nativa no sistema, sem que seja necessário instalar programas ou plugins de terceiros.

Fonte: GSM Arena.