As versões estáveis do Chrome são liberadas pelo Google aproximadamente a cada seis semanas. Porém nem sempre foi assim. Antigamente, as atualizações do Chrome eram bastante esporádicas. Mas a equipe do Chrome se comprometeu com intervalos de lançamento de seis semanas em 2010, e tem sido relativamente consistente desde então. Às vezes, os lançamentos vêm em quatro semanas, outras vezes em oito. Mas, de um modo geral, está sempre em torno de seis semanas.

Correções de segurança e bugs quando necessário

Embora você possa praticamente contar com os principais lançamentos de versão que saem regularmente, a correção de bugs e atualizações de segurança são muito menos previsíveis. Mas, minimamente, você pode contar que o Chrome receberá algumas correções de bugs e/ou atualizações de segurança entre as principais versões.

O Chrome instalará as principais atualizações estáveis e atualizações menores automaticamente quando estiverem disponíveis. Você sempre pode abrir o menu e ir em Ajuda > Sobre o Google Chrome para verificar e instalar quaisquer atualizações imediatamente.

Ajuda > Sobre o Google Chrome.
Ajuda > Sobre o Google Chrome.

Quando chega a próxima atualização do Chrome?

Se você estiver curioso quando a próxima versão principal do Chrome será lançada para a versão estável, consulte o site Chrome Status. Lá você também pode ver quando a última versão estável ficou estável, bem como informações sobre as versões instáveis do Chrome sendo testadas nos canais Beta e Dev.

Chrome Status.
Chrome Status.

Como funcionam os canais de atualização do Chrome?

Existem quatro ramos do desenvolvimento do Chrome: Canary, Dev, Beta e Stable. Estes são em ordem de menos estável (Canary) para mais estável (Stable).

Os recursos são lançados primeiramente no Canary, e devem chegar ao canal Stable — é por isso que muitos usuários que querem ter um vislumbre do futuro executam várias versões do Chrome em seus computadores. Também é muito legal ver os recursos progredirem, à medida que passam pelos canais de lançamento.

A cada seis semanas, uma construção do Canary é definida, como o novo ramo de estabilização de marcos. É aqui que novos recursos e aprimoramentos são projetados e implementados. Ele permanece por mais duas semanas, momento em que é empurrado para a primeira versão beta.

Depois de mais duas semanas no canal beta, um congelamento de recursos é colocado em prática — o que significa que todos os recursos destinados ao canal Stable devem ser concluídos em código. Esta também é a razão pela qual vemos algumas características que foram inicialmente planejadas para uma versão estável particular são empurradas de volta para a próxima grande compilação.

Para as quatro semanas restantes da fase beta, novas compilações são liberadas semanalmente, até o lançamento estável. Na quinta-feira antes da versão estável ser lançada (o que geralmente acontece às terças-feiras), a mais recente compilação beta torna-se o candidata de lançamento. Nesse ponto, todas as características estáveis são finalizadas e fundidas com o ramo estável.

Para testar correções de bugs, o Google também tem outra compilação chamada "Stable Update". Essa é uma liberação estável que está fora do cronograma regular de lançamento, e é usada para corrigir problemas críticos que simplesmente não podem esperar.

Lançamentos estáveis chegam lentamente

Todas as versões estáveis do Chrome seguem um cronograma de lançamento em estágio (exceto para Linux, que é lançado para 100% dos usuários ao mesmo tempo). As versões de desktop — Mac e Windows — são lançadas em quatro estágios: 5%, 15%, 50% e 100%. É por isso que diferentes usuários recebem atualizações em momentos diferentes.

O Android segue um cronograma semelhante, embora com um passo adicional: 1%, 5%, 15%, 50% e 100%.

O iOS segue um padrão diferente dos outros dois, com a atualização sendo lançada para todos os usuários durante um período de sete dias: Dia 1: 1%; Dia 2: 2%; Dia 3: 5%; Dia 4: 10%; Dia 5: 20%, Dia 6: 50%; e dia 7: 100%.

Esses lançamentos encenados permitem que o Google resolva os problemas antes de atingir todos os usuários, parando assim o lançamento e retomando-o assim que o problema for corrigido.

Sobre a versão 88 do Chrome

O Google lançou o Chrome 88 para o canal estável em 19 de janeiro de 2021. A nova versão do navegador inclui algumas mudanças legais, incluindo um tema escuro melhorado para o Windows 10.

O Chrome oferece tema escuro do Windows 10 há um tempo, mas o Chrome 88 o torna um pouco melhor. O Tema Escuro agora se aplica a barras de rolagem em muitas das páginas internas do Chrome. Isso inclui Configurações, Marcadores, Histórico, Nova Página de Guias e muito mais.

O Google também está testando temas mais claros e escuros definidos para chromebooks.

Com o Chrome 88, o navegador não suporta mais URLs FTP — ou seja, ftp:// endereços. O suporte ao FTP é um recurso legado que não tem suporte para conexões criptografadas (sem FTPS). Um invasor pode modificar arquivos que você está baixando em trânsito, ao contrário do HTTPS criptografado ou FTPS onde isso não é possível.

A versão 88 do navegador também deixou de oferecer suporte para Mac OS X Yosemite (OS X 10.10). Os usuários de Mac precisarão ter o sistema El Capitan ou mais recente para usar o Chrome 88.

O Chrome 88 está experimentando uma maneira menor e menos intrusiva de pedir permissões. Em vez do pop-up que cobre o conteúdo do site, um novo "chip" aparece à esquerda da URL.

O chip aparece pela primeira vez com texto completo, como "Use sua localização" Depois de alguns segundos, ele minimiza para simplesmente um pequeno ícone. Ao clicar no chip, que aparece como um oval azul, traz à tona o prompt de permissão que você está acostumado a ver.

O Chrome 87 trouxe um recurso de pesquisa de guias útil para chromebooks, mas não estava disponível no Windows, Mac ou Linux. O Chrome 88 o traz para essas plataformas através de uma bandeira do Chrome.

Quando estiver ativado, você terá uma seta suspensa na barra superior da guia, que mostra todas as suas guias abertas quando selecionadas. Em seguida, você pode usar a barra de pesquisa integrada para encontrar a guia que você está procurando.

Nesta atualização também foi lançado um importante recurso, que é o diagnóstico de senhas fracas.