O pagamento por aproximação está presente há muitos anos no Brasil, porém era um recurso exclusivo para os cartões de categoria elevada, como 'Gold' ou 'Black', por exemplo. Felizmente essa realidade mudou e todos os cartões passaram a dispor da funcionalidade 'Contactless', em que o cliente pode efetuar o pagamento de compras apenas aproximando o cartão da máquina e sem precisar digitar a senha. Essa forma de pagamento cresceu durante a pandemia, visto que os usuários estão optando por pagar através dos cartões - seja de débito ou crédito - e dispensando o uso do dinheiro em espécie.

Apesar da funcionalidade, há um limite máximo para pagamentos por aproximação: R$ 200. Ou seja, a partir desse valor será preciso inserir o cartão e digitar sua senha para confirmar a transação.

É seguro?

É, sem dúvida, um recurso extremamente útil durante esse momento de isolamento, porém é preciso tomar alguns cuidados. Durante meu dia a dia mantenho a função de pagamentos por aproximação desativada e apenas habilito pouco antes de efetuar uma compra. É mais trabalhoso porém garante que terceiros não conseguirão realizar pagamentos em caso de roubo ou perda do cartão de crédito.

Para ativar ou desativar o pagamento por aproximação do seu cartão acesse o aplicativo do seu banco. No caso da Nubank basta ir até 'Configurar cartão' > 'compras por aproximação'.

Leia também:

No caso dos smartphones que possuem a tecnologia NFC (Near Field Communication) é possível cadastrar os cartões e utiliar o próprio dispositivo no momento do pagamento, com isso trazendo ainda mais segurança, visto que não será preciso portar todos os cartões, bastando cadastrá-los no Google Pay.

Google Pay

O Google Pay é uma carteira digital em que o usuário pode cadastrar todos os seus cartões (débito ou crédito) e utilizá-los para efetuar o pagamento por aproximação através do NFC do celular. Além disso, várias lojas on-line permitem que o cliente pague de forma rápida apenas realizando login no GPay, dispensando ter que inserior novamente os dados do cartão.

Nem todos os bancos autorizam o uso do cartão nas carteiras virtuais, sendo preciso verificar junto a sua instituição bancária se há ou não compatibilidade. O Santander, por exemplo, não permite que os clientes que possuem o cartão 'SX' utilizem-o no Pay.

Cadastre seus cartões

O procedimento para cadastrar seus cartões é muito simples e requer apenas conexão com à Internet. Veja:

1. Abra o aplicativo e faça login na sua conta do Google;
2. Toque sobre 'Adicionar uma forma de pagamento';
3. Toque para adicionar um cartão de crédito ou débito e informe os dados (número, data de validade e código de segurança.

Cadastro no Google Pay. Foto: Printscreen.
Cadastro no Google Pay. Foto: Printscreen.

O Google entrará em contato com o banco emissor do cartão para confirmar algumas informações. É possível que você precise confirmar um código recebido através de uma mensagem SMS ou e-mail.

Pague com o Google Pay

Após ter cadastrado e confirmado seu cartão basta ativar o NFC do seu smartphone indo até às configurações e em seguida aproximá-lo de uma máquina de cartão de crédito compatível com pagamento contactless.

Fonte: Google.