Os usuários brasileiros de iPhone finalmente poderão fazer uso do Apple Pay, aplicativo de pagamento móvel para produtos da Apple. A empresa da maçã lançou o aplicativo nesta quarta-feira no país, com parceria do banco Itaú. O Aplicativo permite fazer tanto pagamentos em estabelecimentos físicos por meio de um iPhone ou Apple Watch quanto realizar transações em outros aplicativos que sejam compatíveis.

No entanto, o suporte do Apple Pay é mais limitado, pois somente clientes do banco Itaú com cartão de crédito terão exclusividade no começo. O lado bom para esses clientes é que todas as modalidades são suportadas, como Nacional, Internacional, Gold, Platinum, Black e Infinite, com bandeiras Mastercard e Visa.

 

O Apple Pay funciona por meio do aplicativo Wallet.
O Apple Pay funciona por meio do aplicativo Wallet.

O nosso país é o primeiro da América Latina e o 21º país a receber o Apple Pay, isso significa que a expansão veio tarde, porque outros aplicativos concorrentes chegaram antes, como o Samsung Pay que chegou em julho de 2016, e o Google Pay ou que chegou em novembro de 2017. O primeiro aplicativo só funciona em dispositivos da Samsung, já o segundo permite rodar em todos os smartphones com o sistema Android a partir da versão 4.4.

Nesse contexto, o banco Itaú também chegou atrasado às plataformas de pagamento móvel, pois os bancos concorrentes como Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa Econômica já estavam disponíveis tanto no Samsung Pay quanto no Google Pay.

Ao que aparenta, o Itaú supostamente mantém um acordo de exclusividade com a Apple, isso porquê o banco havia sido citado como uma das instituições que estariam no Google Pay em 2017, assim como no Samsung Pay há dois anos atrás, no lançamento do Galaxy S7. Porém, não apareceu em nenhum deles até hoje.

Pagamento por aproximação.
Pagamento por aproximação.

Como faz para pagar

Para realizar um pagamento em loja física, é necessário cadastrar o cartão primeiro ao abrir o aplicativo Wallet, em seguida o cartão deve ser escaneado. Durante esse processo é só ir seguindo as instruções de ativação do banco, que pode ser pelo aplicativo ou por atendimento telefônico. Assim que o cartão estiver cadastrado, você pode comunicar ao caixa sua intenção de pagar com Apple Pay ou procurar o símbolo de pagamento por aproximação.

Pagamentos online também são possíveis, ainda mais em aplicativos que já tem o Apple Pay como método de pagamento, como o Ingresso.com, Peixe Urbano e iFood. Mas caso você queira realizar uma compra em um site, o pagamento com o aplicativo é feito através do Safari. Nesse caso, para quem possui MacBook Pro, é autorizado realizar o pagamento com a sua impressão digital através do Touch Bar.