O Google anunciou na última segunda-feira (7) a chegada de novos recursos e melhorias que contam com uma série de novos truques de software para sua linha de smartphones Pixel. Embora o Pixel 5 já possua algumas dessas funções, o grande destaque é que modelos mais antigos, como o Pixel 3, e até outros mais recentes como o 4a 5G e 4a, também receberão a novidade.

O destaque está para a função Adaptive Sound, que promete melhorar a qualidade de som do alto-falante do seu telefone e se adapta com base no ambiente em que você está. Ademais, temos a chegada dos recursos que te avisam quando a pessoa te coloca em linha de espera, desempenho inteligente da bateria, conectividade de rede automática e outros. Vamos ver os detalhes de cada um deles abaixo.

Hold for Me

Os usuários que possuem o Pixel 5 já tem acesso a esse recurso, e agora também está disponível para os modelos anteriores. A função se resume basicamente em esperar no seu lugar quando a pessoa do outro lado da chamada te colocar em espera. Ativando o Hold For Me, o recurso irá esperar por você e automaticamente avisar quando a pessoa do outro lado retornar.

Extreme Battery Saver

Esse recurso simplesmente limita o uso de alguns aplicativos que ficam rodando em segundo plano, a fim de economizar energia do seu aparelho.

Porém, o Google também lançou uma melhoria do recurso de bateria adaptativa presente no Pixel 5 e Pixel 4a 5G, que de alguma forma descobre se é provável que você perca sua próxima carga, e automaticamente faz ajustes para aumentar a vida útil da bateria. Em poucas palavras, esse recurso permite preservar a saúde da bateria, controlando de forma dinâmica a velocidade de carregamento.

Conectividade Adaptativa

Outro recurso inteligente implantado pela fabricante é o modo que reconhece o tipo de rede que o usuário está usando de acordo com o aplicativo aberto no momento e se adapta às redes 4G e 5G.

Aplicativos como navegadores da Web e mensageiros usarão a conexão 4G, enquanto os aplicativos de streaming de vídeo que precisam de uma rede mais completa usarão a rede 5G.

GPS

O sistema de localização foi melhorado, e principalmente para quando o usuário estiver caminhando fora de casa, já que agora o recurso permite mapear aplicativos de forma mais específica para identificar sua localização, incluindo saber em que lado da rua você está, por exemplo.

Esse recurso é exclusivo do Pixel 5 e Pixel 4a 5G e está disponível em países selecionados por enquanto.

Google Duo

O recurso de compartilhamento de tela do Google Duo foi atualizado para poder compartilhar sua tela com mais de uma pessoa. Agora você pode compartilhar sua tela em chamadas de grupo.

Google Fotos

O Google também atualizou o aplicativo Fotos para incluir um editor de imagem ainda melhor nos aparelhos da linha Pixel. Agora, o aplicativo vai sugerir predefinições de imagem de acordo com a imagem que você está editando, e armazenar as suas opções de forma inteligente para serem utilizadas em uma nova edição. As predefinições também podem mudar o visual do céu para criar imagens do nascer ou do pôr do sol, como você ver abaixo, por exemplo.

Google Fotos recebe novos recursos para edição de imagens.

Adaptive Sound

Esse recurso basicamente identifica o ruído presente no ambiente e adapta o som do Pixel de acordo com essas condições. De forma inteligente, o recurso promete analisar a dimensão da sala e outros detalhes para entregar uma melhor experiência sonora ao usuário. Assim, o alto-falante do aparelho vai tocar diferente em salas grandes ou pequenas.

Now Playing

O Pixel também ganhou o recurso de gerar de forma automática uma lista de reprodução das músicas que ele reconheceu usando o recurso Now Playing. Esta playlist gerada pode ser facilmente exportada para o YouTube Music.

Tela Inicial

A última novidade que a fabricante apresenta, é a chegada de um novo modo para personalização da tela inicial do Pixel. Agora é possível personalizar a quantidade de aplicativos exibidos em grade, opção que não estava presente anteriormente.

Modo de personalização de aplicativos exibidos em grade chega ao Pixel.