Os especialistas da DxOMark realizaram alguns testes na câmera principal do smartphone Pixel 4a do Google e ficaram surpresos com o resultado. Segundo eles, mesmo sendo um aparelho de câmera única, o Pixel 4a produz resultados que podem ser comparados ou até ligeiramente melhores em relação ao modelo da mesma empresa, o Pixel 4, modelo mais caro e com duas lentes.

Nos testes que foram realizados, o sensor de 12 megapixels presente no aparelho mostrou que trabalha muito, numa forma até guerreira. É possível tirar fotos e gravar vídeos de forma inteligente sem sentir a ausência de outros módulos, como uma lente ultra-angular.

As principais especificações da câmera do Pixel 4a são;

  • Sensor de 12,2 MP
  • Abertura de lente f/1.7 com distância focal equivalente a 27 mm
  • Dual Pixel PDAF e OIS
  • Flash led
  • Vídeo de 2160p/30 fps (testado em 1080p e 30/60fps)

Para uma avaliação completa, os engenheiros da empresa avaliaram 3000 imagens e um vídeo de duas horas e meia de duração.

Prós

As principais vantagens que foram encontradas ao utilizar a câmera do Pixel 4a incluem uma exposição muito precisa tanto ao fotografar ou gravar vídeos.

O pacote ainda fica completo com o esforçado foco automático que apresentou ser rápido e preciso, um balanço de branco neutro em fotos que deixam as fotos mais nítidas, cores brilhantes ficam em destaque tanto em ambientes fechados como ao ar livre.

O aparelho também mostrou ter um bom controle de branco em fotos que são tiradas a noite.

Contras

De tudo que é considerado ruim, pouca coisa interfere realmente no bom uso da câmera que o aparelho proporciona. Porém, algumas falhas foram apresentadas durante o teste e que impactaram na pontuação final de qualidade.

O alcance dinâmico é muito limitado e traz baixos detalhes de imagem ao fotografar ou gravar vídeos. Embora o foco automático tenha recebido elogios, algumas falhas foram apresentadas, principalmente ao fotografar quando se aplicava um zoom na imagem.

A profundidade em que a lente alcança também demonstrou ser limitada, e alguns erros na determinação da profundidade da cena foram diagnosticados quando o teste utilizou a lente para o efeito bokeh.

Veredito final

De acordo com o resultado, o Pixel 4a alcançou a nota 111 no portal de avaliação, ficando na frente até mesmo do iPhone 11 da Apple com 109 pontos, e do iPhone XS Max com 106.

Imagem: DxOMark
Imagem: DxOMark

Num contexto geral, a câmera do Pixel 4a está longe de ser perfeita, mas por se tratar de um aparelho com apenas uma única lente, e poucos módulos estarem presentes na edição, o modelo tem saído na frente de alguns outros que possuem até mais de uma lente.

Os especialistas concluíram os testes com as seguintes palavras;

O Google Pixel 4a tem um desempenho admirável para um dispositivo de câmera única. Na maioria dos atributos principais de fotografia sua perfomance é muito aceitável, se destacando para cores e foco automático, e apresenta uma boa qualidade ao gravar vídeos. Se você procura um aparelho com uma qualidade de câmera sem muitos recursos, e bem melhor que o básico, o Google Pixel 4a é o cara.

Fonte DxOMark.