Quando os usuários começaram a receber seus Google Pixel 5 em meados de outubro, alguns notaram um pequeno espaço entre a tela e a moldura do smartphone. O Google verificou o possível problema e disse que esta é uma "parte normal do design" e que isso não afeta a resistência à água que o smartphone possui.

Um "especialista da comunidade" disse na tarde da última terça-feira, que o Google investigou as unidades afetadas e analisou "dados de controle de qualidade da fábrica".

"…Podemos confirmar que a variação na folga entre o corpo e a tela é uma parte normal do design do seu Pixel 5."

Uma preocupação imediata que surgiu foi o impacto na certificação IP68 que o smartphone possui. A empresa diz que "não há efeito na resistência à água e poeira ou na funcionalidade do seu smartphone". Dito isso, ele "trabalhará com os usuários de forma individual para resolver quaisquer preocupações que eles possam ter". A declaração completa está abaixo:

"Tivemos a oportunidade de investigar unidades de clientes e, combinados com nossos dados de controle de qualidade de fábrica, podemos confirmar que a variação na folga entre o corpo e a tela é uma parte normal do design do seu Pixel 5. Não há efeito na resistência à água e poeira ou na funcionalidade de seu telefone. Trabalharemos com os clientes individualmente para tratar de quaisquer preocupações que possam ter."

De acordo com relatórios de usuários, há uma variação entre as unidades do Pixel 5 que exibem essa condição. Alguns são mais pronunciados do que outros, enquanto a maioria dos smartphones não parece ser afetada. O interior do dispositivo não é visível pela abertura, mas a poeira pode se acumular na região.

Na maioria dos casos, esse espaço aparece no canto superior esquerdo, junto câmera frontal, mas não exclusivamente naquele local. Esses relatos também fazem parecer que esse espaço aparece a partir do momento em que eles retiram o telefone da caixa. Se esse espaço surgisse depois que o telefone estivesse sendo usado, seria um motivo de preocupação grande.

Um vídeo publicado no Youtube no último dia 31 de outubro, revelou que a tela, além do adesivo, é presa a estrutura do smartphone por meio de cinco presilhas. Como isso, temos duas camadas de proteção na fixação da tela do Pixel 5.

Google Pixel 5 - Abrindo o Smartphone



Contudo, mesmo diante da declaração do Google de que não há problemas funcionais com dispositivos Pixel 5 exibindo espaços aleatórios entre a tela e o corpo do smartphone, causa estranheza somente alguns modelos apresentarem tal característica.

Talvez neste primeiro momento o Google apenas não queira apontar o "problema" como problema, mas ao citar "tratar cada caso individualmente", indica que podemos estar diante de um problema real, mas que provavelmente o Google substituirá caso haja maiores problemas.