Logo após o evento Nokia realizado ontem, 19 de março, onde foram apresentados quatro smartphones diferentes, o novo aplicativo de câmera para smartphones com Android Go, apareceu no novo Nokia 1.3 que possui o sistema.

O Google aproveitou a oportunidade para falar sobre o novo aplicativo, Camera Go, pré-instalado no smartphone. Semelhante a outros aplicativos Go, ele foi criado com o hardware de ponta, mantendo alguns dos recursos que tornam o processamento de imagens do Google tão bom.

Como o aplicativo de fotografia do Google Pixel, o Camera Go é "profundamente integrado ao módulo de câmera do smartphone", como explica Arpit Midha, líder do Android Go.

Isso permite alguns recursos avançados de aprendizado de máquina e fotografia computacional, como o modo retrato em um smartphone abaixo de US$100, o que o Google diz ser o primeiro para um dispositivo dessa classe.

O novo aplicativo de câmera, Camera Go, desenvolvido pela Google chegará primeiro ao Nokia 1.3, que começará a ser comercializado no próximo mês e chegará a mais dispositivos Android Go "em breve".

O Google também aproveitou a oportunidade para anunciar que agora existem mais de 100 milhões de smartphones Android Go ativos por mês em todo o mundo. Isso se deve a um total de cerca de 1.600 modelos disponíveis em mais de 180 países.

Embora geralmente damos mais atenção a smartphones topo de linha, é importantíssimo ver como o sistema operacional básico do Google está ajudando as pessoas ao redor do mundo todo a ficar on-line e a utilizar algumas das tecnologias mais avançadas baseadas em aprendizado de máquina da empresa.

Vale lembrar que existem outros aplicativos "Go", Google Go, Gmail Go, Gallery Go, Files Go, entre outros estão nesta lista, inclusive já falamos sobre esses aplicativos aqui. Caso você tenha interesse em alguns deles, saiba que utilizando esses aplicativos você pode até ficar sem opções mais avançadas, porém qualquer um desses aplicativos funcionará mais rápido e ocupará menos espaço no armazenamento interno de seu smartphones.