Eu já adianto, sou suspeito para falar deste aplicativo, sou usuário BETA e utilizo o Files do Google, desde que ele se chamava Files Go

Originalmente projetado para o Android Go, o Files do Google tornou-se rapidamente o aplicativo favorito para muitos usuários do Android.

Hoje, o Google anunciou que o Files atingiu a marca de mais de 100 milhões de usuários mensais.

O Files do Google, vem recebendo atenção especial de seus desenvolvedores e liberou no início deste mês recursos que confesso já estar usando há algum tempo, por ser usuário BETA. 

Estou falando do tema escuro, que além de dar um descanso para nossos olhos, em telas AMOLED ajudam na economia de bateria, uma vez que a cor preta desse tipo de tela são pixels desligados.

Files do Google agora com tema escuro, nossos olhos agradecem e a bateria do nosso dispositivo android também!

Como você pode notar na imagem acima, além do tema escuro, o aplicativo quando iniciado é aberto na guia "Limpar" e, mostra logo de início, tudo que você pode descartar no seu smartphone.

Além disso, o Files do Google traz agora um player de mídia integrado, então você não precisará utilizar aplicativos de terceiros para ver ou ouvir o conteúdo de um determinado arquivo antes de decidir mantê-lo ou apagá-lo. 

Files do Google - Player de mídia integrado dispensa o uso de outros aplicativos

De forma automática ele indica arquivos desnecessários e tem uma função ótima que salva os usuários do Whatsapp, como bem sabemos e, se você não sabe, fique sabendo agora, o aplicativo de conversa do Facebook é um péssimo gerenciador de arquivos.

Quando você recebe um arquivo e envia o mesmo para outras pessoas, ele cria versões daquele arquivo, duplicando e ocupando cada vez mais espaço em seu dispositivo. 

E o Files possui na mesma guia que aponta os arquivos desnecessários, mostra também os arquivos duplicados e aqui ele também age de forma automática, basicamente ele mantém apenas uma versão dos arquivos identificados e apaga todo o resto.

Além de limpar seu dispositivo Android, você pode gerenciar seus arquivos por tipo, agilizando e muito a busca por arquivos

Apesar de praticamente todas as ferramentas de limpeza de arquivos do Files funcionar de maneira automática, em todos os casos você pode interagir, selecionando você mesmo o que deve permanecer e o que deve ser apagado. 

E o Files, não age somente na memória interna de seu dispositivo, ele busca os arquivos de acordo com as categorias listadas, e tem função que permite mover arquivos para seu microSD.

As possibilidades na busca de espaço em disco aqui são muitas, você pode selecionar os arquivos grandes e também apagar os arquivos que ele identifica que já estão salvos no Google Fotos.

O Files do Google é tão intuitivo que dispensa tutoriais, está em português e qualquer pessoa consegue utilizar. 

Files do Google permite além de tudo, compartilhar arquivos entre dispositivos que usar o aplicativo
Existe ainda um recurso de troca de arquivos, para isso ambos os dispositivos devem possuir o aplicativo Files. E assim como todos os outros recursos presentes no aplicativo, seu uso é muito intuitivo. 

O Google registrou além da marca de 100 milhões de usuários mês, outros números, aparentemente, o aplicativo libera 8GB de espaço em dispositivos com Android a cada segundo em todo o mundo, isso equivale a aproximadamente 2.000 fotos. Além disso, remove mais de 300 arquivos duplicados e 150 memes a cada segundo.

Esses recursos já estão disponíveis para todos. Obtenha o aplicativo em g.co/getfiles para liberar espaço em seu dispositivo Android.