A Google anunciou que o site do aplicativo Google Fotos vai virar um Progressive Web App (PWA), que é uma evolução híbrida entre uma página da web e um aplicativo móvel. Um exemplo de PWA já existente é o Google Maps Go, um dos primeiros aplicativos da Google.

Estes PWA podem ser instalados no Chrome para Android e desktop em sua versão mais recente, e com isso é possível adicioná-lo de forma fixa na tela inicial no Android ou na área de trabalho do Google Chrome a partir da versão 67. Isso significa que a página da web do aplicativo de fotos irá se comportar como um aplicativo nativo do Android para dispositivos móveis.

A novidade foi anunciada através de um tweet, que mostra algumas imagens de como será o visual da ferramenta de gerenciamento de fotos para web. O design é simples e parece ser fácil de manusear.

O benefício é que você poderá usar o Google Fotos sem precisar baixar o aplicativo, é só acessar photos.google.com e selecionar a opção "adicionar à tela inicial…" que está no menu do navegador. Já nos PCs, você encontra essa opção como "Instalar Google Fotos…" no menu do Chrome.

como instalar

Porém, para que essa versão seja acessada até para quem ainda não recebeu, ela pode ser ativada manualmente no navegador, basta digitar isso na barra de endereço do navegador: (chrome: // flags / # enable-desktop -pwas). 

O formato de aplicativo para web vem fazendo um certo sucesso, e está substituindo aos poucos alguns programas antigos que foram desenvolvidos especialmente para o Chrome, e foram descontinuados pela Google. O bom é que os PWA são universais, funcionam em mais navegadores como o Opera e o Firefox, e possuem acesso às mesmas funcionalidades do programa nativo, mas não todas.

Mesmo oferecendo a maioria das funções do aplicativo nativo, algumas delas não podem ser realizadas, como a visualização de fotos em modo offline e as notificações via push. Quem sabe essas funções possam ser adicionadas com o tempo, mas de qualquer forma, é uma funcionalidade bastante agradável a quem precisa diminuir espaço de aplicativos.