Um dos recursos mais legais que foram anunciados na última Google I/O foi as atualizações do Google Lens, e agora eles finalmente estão chegando em português para todos os usuários do Brasil. O recurso já existia antes, mas agora ele chega com novas funcionalidades e um design renovado.

Inicialmente, o Google Lens fazia parte do Google Fotos, trabalhando em conjunto com a câmera do celular. Agora, ele vem como um serviço com mais utilidades e possibilidades de alcance. Ele também ficou disponível para mais dispositivos além dos modelos da própria Google.

lens

Leia mais: Google I/O 2018: Todas as novidades apresentadas

O aplicativo também é capaz de reconhecer raças de cachorro, espécies de flores e qualquer tipo de objeto. Também reconhece capas de livros, códigos QR e códigos de barra. A função é similar ao Bixby Vision, da Samsung, que utiliza a computação visual para gerar informação.

Algumas interações ficaram mais avançadas e passaram a funcionar em tempo real e até por comando de voz. Por exemplo, o Lens pode reconhecer textos como placas e fachadas, cardápios, contatos de cartão de visita, e através do reconhecimento do que está na foto, ele gera informações na hora, utilizando a base de dados do Google. E outra parte boa é que a barra do serviço só ocupa a parte inferior do visor da câmera, deixando o resto para a visualização.

google

Para utilizar o Google Lens o usuário precisa estar rodando a versão mais recente do aplicativo do Google, mas também pode utilizá-lo em sua versão beta. Com a atualização do Google, o recurso de busca e de tradução ficam integrados e facilitam na hora de usar o Lens para traduzir um texto que está impresso, por exemplo, assim como fazer buscas sobre o que estiver escrito.

Ele funciona quando você acessa o Assistente e toca no símbolo do Google Lens que aparecerá no canto inferior direito da tela. Assim, a câmera aparecerá, com o serviço abaixo, e então é só apontar para o que quiser, que ele irá mostrar informações, ao que você vai escolhendo as funções a serem realizadas.

Se ainda não chegou para você, mantenha o aplicativo atualizado sempre, que aos poucos ele irá surgir para todos. O recurso está sendo liberado em inglês, francês, espanhol e português. Conte-nos se você já recebeu o recurso em seu Android!