Uma nova versão do Google Maps já está chegando para todos. Ontem, dia 15, sua versão beta 9.78 começou a ser lançada e trouxe alguns ajustes visuais e recursos diferentes, que possibilitam personalizar os lugares visitados. O Google também decidiu dar aos colaboradores mais visibilidade e controle dos perfis públicos.

Uma das novidades é especial aos motoristas de São Paulo, pois possibilita navegar através ou ao redor do rodízio. E agora, os locais visitados serão mostrados em uma lista personalizada. Mas vale a pena lembrar que tudo isso ainda não é oficial, os novos recursos foram encontrados e postados pelo site do Android Police. Vamos as novidades:

Controle de Lugares visitados

Na esquerda está a versão antiga, e na direita, a nova. (Imagem: Android Police)
Na esquerda está a versão antiga, e na direita, a nova. (Imagem: Android Police)

Agora ficou possível marcar os lugares que você já visitou, e esses lugares ficarão visíveis em uma barra de progresso no cabeçalho. Nesse cabeçalho, ficará visível o número de destinos que foram visitados da lista, a qual é personalizável. Mais abaixo na lista terá pequenos marcadores que mostram quando você visitou pela última vez cada um dos lugares.

Esta ferramenta é útil para realizar coisas de uma "bucket list" (ex: "destinos que preciso visitar"), e também ajuda quem trabalha com isso, por exemplo um corretor de imóveis ou administrador de propriedades. É só criar uma lista a curto prazo, com os endereços prontos para serem visitados até o fim do dia.

Em casos de erro, se acaso você não tiver visitado algum lugar que está marcado como visitado, existe um novo menu flutuante adicionado no topo das fotos que diz "eu não estive aqui", e rapidamente o erro é corrigido. Também é possível remover um local de uma lista. O menu flutuante está também nas listas padrão (como Favoritos), porém, só possui a opção de remover um local da lista.

Ajustes visuais nas configurações

Linhas entre cada item foram apagadas. (Imagem: Android Police)
Linhas entre cada item foram apagadas e recuo ao lado dos itens foi adicionado. (Imagem: Android Police)

Um dos ajustes feitos aparecem no visual do aplicativo. As linhas que dividem cada opção foram apagadas, é possível ver isso nas telas de configurações. Mas ainda assim existem algumas linhas em outras telas no resto do aplicativo. Assim como a remoção das linhas, foi adicionado um recuo notável ao lado de cada item, dando um espaço ideal para cada ícone.

Material Theme

Mudanças no Material Theme. (Imagem: Android Police)
Mudanças no Material Theme. (Imagem: Android Police)

O Material Design do Google vem sendo aprimorado, ainda mais depois do Google I/O 2018, em que o nome mudou para Material Theme, ele está exibindo novas variações em seu estilo. Algumas dessas mudanças ocorreram também no Google Maps ultimamente, transformando os botões e deixando-os mais arredondados e preenchidos, assim como os cartões com os cantos mais circulares e mais algumas alterações no estilo antigo.

Como de costume, as alterações chegam para uns e demoram mais para chegar a outros, e muitas são ativadas remotamente ao invés de já vir com a atualização dos aplicativos. Isso é normal e não significa que não chegará para você.

Configurações de perfil público

O Local Guides do Google é um programa feito para pessoas classificarem, avaliarem e mostrarem locais de sua região a fim de reunir pessoas e informações e de quebra, melhorar o Google Maps. Algumas pessoas gostam de contribuir e mostrar que estão contribuindo, mas outras preferem ter seu perfil privado.

Nesse contexto, o Maps pode estar inserindo um controle de privacidade com a opção de ver como seu perfil irá aparecer para o resto dos usuários. Dessa maneira, poderá ocultar opcionalmente as contribuições feitas que aparecem em seu perfil.

O acesso às configurações da sua conta e perfil vai estar disponível no menu flutuante na tela de contribuições, porém, não parece estar ativado ainda. É importante salientar que as únicas coisas que serão possíveis de controlar no seu perfil são os comentários, fotos e postagens públicas. Com essa opção desativada, não serão ocultadas os itens que foram feitos, eles apenas não aparecerão mais no seu perfil.

Evitando o Rodízio em São Paulo

O Google Maps adicionou um recurso bastante útil para quem mora em Jacarta, na Indonésia. Isso porque a cidade possui algumas áreas que proíbem a entrada de veículos em dias alternados, de acordo com o número da placa do carro. Este recurso também permite que os motoristas se cadastrem, para que o Maps incorpore uma programação oficial enquanto calcula as rotas de navegação.

Essa ferramenta está prevista para ser expandida para São Paulo, aqui no Brasil. O AndroidPolice descobriu isso em vários textos que diziam para evitar "área de rodízio", ou seja, a área chamada Rodízio Municipal que fica localizada no centro de SP. Também foi adicionado um ícone para realização de parapente.

ico

AVISO: A nova versão do Google Maps não está disponível na loja oficialmente ainda. Porém, sua versão 9.78 beta pode ser baixada diretamente aqui, onde as novidades estão para chegar e serem testadas.

Fonte: Android Police