As câmeras do Pixel 2 e Pixel 2 XL são consideradas as melhores do mercado, e apesar de parecer impossível melhorá-las ainda mais, essa façanha acabou acontecendo, tudo graças a uma atualização liberada ontem (5) pela Google. O novo software utiliza fotografia computacional e aprendizado de máquina para melhorar a qualidade das imagens, além do HDR+ e a definição da foto mesmo com zoom digital.

O Chefe de Engenharia da equipe por trás do software, Ofer Shacham, explicou no Blog do Google, que o Pixel Visual Core, foi ativado ontem para os usuários do Pixel 2, e que o software também estará disponível para todos os usuários nos próximos dias. Segundo o Chefe de Engenharia "será mais fácil capturar e compartilhar incríveis fotos no Instagram, WhatsApp e Snapchat em conjunto com vários outros apps que usam a câmera do Pixel 2."

Para provar as melhorias capazes de serem feitas pelo software, Shacham exibiu uma galeria com fotos sem o software e fotos com o HDR+ do Pixel Visual Core.

Imagem com HDR+ do Pixel Visual Core desativado  (esquerda) e ativado (direita).
Imagem com HDR+ do Pixel Visual Core desativado  (esquerda) e ativado (direita).

O engenheiro ainda completa "podemos usar esse poder de computação adicional para melhorar a qualidade de suas fotos executando o algoritmo HDR+. Como a câmera principal do Pixel, o Pixel Visual Core também roda o RAISR, que faz com que as fotos ampliadas fiquem mais nítidas e detalhadas do que nunca".

O sistema de RAISR é uma ferramenta que permite que fotos com zoom digital fiquem mais detalhadas e nítidas. O que garante ao usuário ótimas fotos mesmo estando longe do que se quer fotografar, deixando a imagem menos distorcida e com pouca definição.

Outra novidade interessante é o Zero Shutter Lag. Ferramenta que exime a lentidão entre o momento em que o usuário toca o dedo para disparar a fota, a captura da foto em si e o processamento da imagem. A partir desta nova atualização de software, todo esse processo se torna instantâneo.

Todas estas novidades irão chegar ao Pixel 2 e Pixel 2 XL ainda no mês de fevereiro. Como garante Ofer Shacham. A atualização também trará os Stickers de Inverno para a Realidade Aumentada, que utiliza o ARCore da Google, que é exclusivo para seus smartphones.

Os dois aparelhos ainda não estão disponíveis nas lojas brasileiras, portanto, para saber quando essas belezinhas vão desembarcar por aqui, é só ficar ligado no Oficina da Net;