The Last of Us, lançado lá em 2013, foi um dos maiores sucessos da história do Playstation. A saga de Joel e Ellie através de um mundo pós-apocaliptico foi tão bem recebida que o jogo foi refeito na nova geração de consoles, sendo lançado no Playstation 5 sob o título de The Last of Us - Part 1, na segunda metade de 2022. Agora, chegou a vez do PC. Será que tem muita diferença entre os lançamentos?

O YouTuber Nick930 fez um vídeo extremamente completo comparando lado a lado ambas as versões na qualidade gráfica máxima e resolução 4K. Confira abaixo a análise que fizemos com base no vídeo:

Analisando as diferenças entre as versões do The Last of Us: Part 1

Modelos

.
O Joel continua lindão em ambas as versões. Fonte: YouTube/Nick930

Os modelos dos personagens estão iguais. Não há mudanças visiveis entre a versão do PS5 e a do PC, o que é bom, já que os modelos do Playstation são de uma qualidade absurda.

Ambientes

.
Os reflexos na água estão piores na versão de PC. Fonte: YouTube/Nick930

Os ambientes e cenários do jogo também estão praticamente iguais. Existe uma leve mudança, dada por configurações de oclusão de ambiente, mas as texturas permanecem na mesma qualidade. Uma pequena melhora na versão do PC existe nas vegetações distantes: Grama, árvores e plantas no geral mantém sua qualidade quando vistas de longe, o que não é uma melhora tão significativa, já que são poucos os momentos no jogo que podemos ver vegetações de longe (geralmente, o cenário distante encontra-se obstruído com ruínas de prédios e carros).

Iluminação

.
A iluminação volumetrica em ambientes fechados encontra-se pior na versão de PC. Fonte: YouTube/Nick930

A iluminação volumétrica é superior na versão de Playstation 5 do que na de PC, o que pode ser efeito de algum bug. No PS5, as luzes adentram os ambientes de uma forma extremamente realista, envolvendo objetos e peças do cenário. Já no PC, o mesmo acontece, mas de uma forma pior e mais quadriculada.

Sombras

.
As sombras estão menos serrilhadas na versão de PC. Fonte: YouTube/Nick930

Temos uma vitória para a versão de PC aqui, apesar de pequena. As sombras estão melhores, principalmente nas bordas dos personagens e em detalhes naturais, como árvores e arbustos.

Efeitos

.
Os efeitos de personagens e NPCs na água são melhores no PS5. Fonte: YouTube/Nick930

Os efeitos de fogo, sangue e gore permanecem iguais em ambas as versões, mas a do PS5 possui efeitos de "ondinhas" superior: quando o personagem ou algum NPC entra na água, as ondas partem do personagem e rebatem em objetos mais realisticamente na versão do PS5.

Performance

.
Jogando em 4K sem DLSS. Fonte: Oficina da Net

A principal diferença entre as duas versões não está nos gráficos, mas sim na performance: A versão de PC está muito mal optimizada. Ao abrir o jogo pela primeira vez, temos de esperar entre 30 minutos a até 2 horas (dependendo a potência do hardware do computador) enquanto o jogo compila os shaders. Durante esse tempo, o nosso computador de testes aqui no Oficina da Net manteve a estável temperatura de 100 graus celsius no processador (i5-13600), comportamento que nós nunca vimos antes.

O principal problema de performance é geral: o jogo precisa de uma placa de vídeo e processador extremamente potentes para jogar em 4K, estamos falando de RTX 4070 Ti para cima! Quando entramos em novas áreas, o uso de processador vai a 100% e o combate fica travado, experiência semelhante ao YouTuber do vídeo de comparação.

Esperamos que a Naughty Dog resolva os problemas de performance do jogo, como prometeram fazer num tweet.