A Copa do Mundo está rolando a todo vapor. O maior evento esportivo do planeta já entregou diversos momentos marcantes ao longo de tantas edições, e no mundo dos games a situação não é diferente. Em uma indústria que parece estar sempre ligada a outros assuntos e acontecimentos, os jogadores já puderam conferir uma longa lista de games que levaram a magia da Copa do Mundo para os consoles.

Em clima de copa, e torcendo pelo hexa, hoje vamos relembrar os cinco melhores games oficiais da Copa do Mundo. Então confere a lista aí para encontrar boas opções, incluindo uma bem atual!

FIFA World Cup 98

Colocando a franquia FIFA de vez na era do 3D, o FIFA World Cup 98 foi um grande avanço para os games de futebol, tanto no visual quanto na jogabilidade. Totalmente licenciado, o título ofereceu uma verdadeira experiência de disputar a copa, sendo um dos games mais memoráveis desenvolvidos pela EA Sports até hoje.

O jogo ainda contava com o modo World Cup Classics, que dava aos jogadores a chance de disputar 15 finais históricas da Copa do Mundo da vida real, com jogos clássicos sendo mostrados até mesmo em preto e branco para celebrar confrontos do passado.

FIFA World Cup 2022

Se em 1998 a franquia já havia dado um grande salto, na Copa de 2002 a EA mostrou novamente um avanço impressionante, consolidando ainda mais sua franquia. No ano em que o Brasil foi penta, os fãs de videogames puderam conferir um FIFA com diversas novidades, principalmente no que diz respeito ao realismo.

Apesar de hoje em dia ser algo comum, o FIFA World Cup 2002 trouxe jogadores de destaque com características próprias dentro de campo. Ou seja, era possível ver Ronaldo realizando movimentos parecidos com o que era visto nos gramados reais. Um FIFA que certamente marcou a história dos games de futebol.

Vídeo incorporado do YouTube

2014 FIFA World Cup

A Copa do Mundo no Brasil voltou a dar destaque para a franquia da FIFA, que apresentou muito provavelmente o seu melhor título focado unicamente no torneio. Com 190 seleções, o jogo também apresentou um número interessante de modos disponíveis. Story of Qualifying e Story of Finals foram destaques, com confrontos que eram inspirados em partidas reais.

Com boa jogabilidade e muitas opções para os jogadores, o 2014 FIFA World Cup foi o último jogo unicamente dedicado para o torneio. Nas copas seguintes, a Electronic Arts mudou sua estratégia, passando a oferecer a Copa do Mundo com atualizações gratuitas para seus jogos anuais.

Vídeo incorporado do YouTube

FIFA 18

Com a mudança de estratégia da EA, que parou de desenvolver jogos focados apenas no mundial, o FIFA 18 recebeu uma atualização totalmente gratuita que trouxe a chegada do modo especial.

Oferecido como um DLC, o modo da Copa do Mundo foi praticamente um "jogo separado" dentro do título base. Com modos únicos e muitas seleções, o conteúdo foi bem completo e continuou o legado deixado em 2014. Além disso, o FIFA Ultimate Team também recebeu novidades especiais do torneio.

Vídeo incorporado do YouTube

FIFA 23

O FIFA 23 é a opção mais acessível de nossa lista, justamente por ser um jogo atual. O jogo da EA também recebeu uma atualização totalmente dedicada a Copa do Mundo, com o DLC sendo, novamente, bastante completo.

Praticamente um game separado, o DLC da Copa do Mundo conta com partidas rápidas, jogos que simulam os confrontos da vida real, a Copa do Mundo e também a Copa do Mundo Online. Além de todas as seleções classificadas para o torneio, é possível escolher equipes que ficaram de fora.

Vídeo incorporado do YouTube