O console portátil Logitech G Cloud foi anunciado oficialmente. Trata-se de um videogame portátil como o Nintendo Switch ou Steam Deck, mas com foco em streaming de jogos como Xbox Cloud Gaming (xCLoud) e Nvidia Geforce Now.

O Logitech G Cloud utiliza o sistema operacional Android e possui integrações profundas com o Xbox Cloud Gaming (xCloud) e Nvidia Geforce Now. De acordo com a empresa, o desenvolvimento do console foi feito em conjunto com a Tencent para testar a usabilidade e otimização para jogar. Entretanto, mesmo assim, o dispositivo ainda continua sendo um aparelho Android com Play Store.

Logitech G Cloud: O novo console portátil para jogar na nuvem

É anunciado oficialmente o console portátil Logitech G Cloud. Fonte: Logitech
É anunciado oficialmente o console portátil Logitech G Cloud. Fonte: Logitech

Ao contrário dos outros consoles portáteis, o Logitech G Cloud segue uma filosofia diferente. Atualmente temos um para obter uma experiência com excelentes jogos exclusivos (Nintendo Switch) e outro que é basicamente um PC portátil (Steam Deck), feito para rodar jogos da plataforma de maneira satisfatória. Enquanto estes dois tem como proposta jogar títulos localmente, o G Cloud acessa games através da nuvem via streaming e não ocupa um grande espaço na memória interna do dispositivo.

O vice-presidente e gerente da Logutech Gaming, Ujesh Desai, diz:

Eles fizeram um trabalho fenomenal. Mas é menos sobre jogos na nuvem - é mais sobre 'como posso ter um PC em minhas mãos'.

Console portátil Logitech G Cloud. Fonte: Logitech
Console portátil Logitech G Cloud. Fonte: Logitech

O novo console focado em streaming de jogos da Logitech possui uma tela LCD IPS Full HD (1080p) com taxa de atualização de 60 Hz e brilho de 450 nits. Além disso, há uma porta USB-C, uma saída para fones de ouvido (P2 ou 3,5mm), Bluetooth 5.1 e suporte ao codec de áudio Bluetooth aptX Adaptive. Entretanto, ao invés de contar com Wi-Fi 6, o dispositivo conta somente com Wi-Fi 5.

Lançamento e disponibilidade

O console portátil Logitech G Cloud será lançado em outubro de 2022 por um preço inicial de US$ 299. Entretanto, após um tempo, a empresa irá aumentar o preço para US$ 349. Inicialmente ele estará disponível no Canadá e EUA, mas há planos para disponibilizar o aparelho em outros países.