O Facebook anunciou que está encerrando sua plataforma de jogos no mês que vem. A informação foi relatada pelo site CNN Business, onde é dito que o app para jogos e live streamings (transmissões ao vivo) do Facebook, que veio para competir com a Twitch da Amazon, deixará de funcionar em breve e será retirado das lojas de aplicativos.

Um porta-voz da Meta (antigo Facebook) confirmou ao site CNN Business que realmente não teremos mais o aplicativo Facebook Gaming. Segundo ele, "as pessoas ainda poderão encontrar seus jogos, streamers e grupos no aplicativo principal do Facebook". No site da Meta, a equipe do Facebook Gaming diz:

Queremos estender nossos sinceros agradecimentos a todos vocês por tudo o que fizeram para construir uma comunidade próspera para jogadores e fãs desde o lançamento deste aplicativo. Este foi um esforço verdadeiramente liderado pela comunidade para trazer novos recursos de jogos para o Facebook.

Quando o Facebook Gaming será encerrado?

Meta decide encerrar se app dedicado a jogos Facebook Gaming. Fonte: Meta
Meta decide encerrar se app dedicado a jogos Facebook Gaming. Fonte: Meta

De acordo com a CNN Business, o aplicativo Facebook Gaming será encerrado no dia 28 de outubro de 2022. Lançado em 2018, a equipe do app tinha grandes esperanças de obter uma enorme audiência na rede social Facebook. Entretanto, mesmo com alguns streamings populares atraindo o público de plataformas rivais como a Twitch, não foi o suficiente.

A Microsoft foi outra empresa que também acabou desistindo de entrar no mercado de transmissão de jogos. Em julho de 2020, a desenvolvedora do Windows encerrou sua plataforma Mixer. Atualmente, a única plataforma mais forte, além da Twitch, é a YouTube Gaming, com uma participação de 15,4% no segundo trimestre de 2022, de acordo com uma pesquisa do setor publicada pela Streaming Labs. Neste mesmo estudo, a Twitch dominava com 76,7% de horas totais assistidas pelos espectadores das plataformas de streaming de jogos.