Recentemente, foi revelado que a Amazon está em negociações para produzir uma série de Mass Effect, a famosa franquia da Bioware. Como sempre, a revelação gerou muitos debates, com diversos fãs mostrando-se empolgados. Porém, assim como também acontece com outras franquias, alguns fãs também permaneceram em dúvida sobre a série ser uma boa ideia, o que inclui até mesmo um roteirista dos games da franquia.

Em seu perfil oficial no Twitter, David Gaider, que trabalhou em roteiros de Mass Effect, resolveu expressar sua opinião sobre a novidade, mostrando preocupação sobre uma possível série.

Roteirista da Bioware é contra a série de Mass Effect

Para David Gaider, o principal problema é como a produção irá abordar elementos e características do jogo, com um dos pontos principais para a preocupação sendo a escolha de um protagonista feminino ou masculino. Em Mass Effect, o jogador decide se deseja jogar com Shepard homem ou mulher, assim como diversas escolhas durante a jornada moldam a personalidade do protagonista.

Gaider diz que optar por um protagonista masculino ou feminino vai contra essas características do jogo, o que poderá desagradar parte dos fãs segundo o roteirista.

"A série terá que escolher se o protagonista será masculino ou feminino. E, pronto, logo de cara você vai desagradar uma parte dos fãs. […] Os protagonistas são criados como um quadro branco, que é preenchido pelas decisões do jogador. Mas o protagonista terá sua própria personalidade… e sua própria história na série. Isso é esquisito"

Gaider ainda citou outros motivos que fazem com que uma série de Mass Effect possa não ser uma boa ideia. Um desses motivos é o fato de haver grande possibilidade de personagens perderem a importância, já que é muito improvável que a série consiga tratar tantos nomes com a mesma importância que é mostrada nos jogos.

"E pense nesses companheiros. Pense em como a base de fãs está ligada a eles. Agora considere o fato de que não há nenhuma maneira de uma única história abranger todos eles igualmente. Pense nos gritos de raiva quando o companheiro X é relegado a uma pequena participação... ou nem sequer existe."