A E3 2021 acabou. Normalmente, hoje os fãs e membros da mídia que estivessem presencialmente no evento poderiam conferir as novidades da feira, acompanhando entrevistas, testando produtos e aproveitando os estandes das desenvolvedoras e publishers durante a semana. Porém, com a E3 2021 sendo realizada apenas digitalmente, o fim das conferência realmente significa o fim do evento.

O período de E3 é sempre aguardado por muitos jogadores, com esta sendo considerada a melhor época do ano quando o assunto é essa indústria gigantesca. O "natal" dos games causa muita expectativa, com fãs esperando trailers de jogos esperados, gameplays de futuros grandes lançamentos e outras informações de "explodir a mente".

Porém, se em toda sua história a E3 já entregou momentos memoráveis e anúncios fantásticos, é verdade também que o maior evento de games do mundo já ofereceu situações decepcionantes e outras até mesmo vergonhosas. Anúncios que não saíram como o esperado, conferências sem conteúdos realmente empolgantes e por aí vai... existem muitas maneiras de uma empresa decepcionar em sua apresentação.

Hoje, nós falaremos justamente sobre estes momentos que certamente não desejaremos relembrar muitas vezes! Aquelas apresentações que preferimos esquecer ou até mesmo tentarmos fingir que nem sequer existiram. Vamos falar sobre as grandes decepções da E3 2021!

As grandes decepções da E3

Bandai Namco

Vamos começar já pelo primeiro lugar da lista, que aqui não é considerado algo bom justamente por ser na verdade a maior decepção desta edição do evento. No último dia da E3, mais especificamente na última grande conferência, a Bandai Namco teve seu espaço para mostrar suas novidades aos jogadores... o problema é que essa oportunidade foi desperdiçada de uma das maneiras mais absurdas da história.

Com títulos muito interessantes para mostrar como Tales of Arise, que lança este ano, e Scarlet Nexus, que chega já neste mês, a Bandai também poderia revelar mais sobre Elden Ring, um dos jogos mais aguardados de 2022. Após o título ganhar seu primeiro trailer no Summer Game Fest, a E3 era o momento ideal para aumentar o hype dos jogadores, com trechos de gameplay, um novo trailer ou ao menos informações sobre mecânicas, lore e outros elementos do jogo.

Porém, mesmo com um catálogo interessante para chegar ao mercado em breve, a Bandai resolveu mostrar apenas um jogo em sua conferência! The Dark Pictures Anthology House of Ashes foi o único título que apareceu na transmissão, que durou cerca de 30 minutos.

O jogo de terror recebeu um trailer e mais detalhes em um bate papo com o produtor do título. Após isso, uma mesa redonda rolou e literalmente nenhum outro jogo foi mostrado.

Sejamos sinceros... se é para fazer isso, é melhor ficar em casa, não é mesmo Bandai? A conferência certamente está entre as mais fracas da história da E3, com a desenvolvedora desperdiçando uma grande oportunidade de aumentar o hype para seus lançamentos.

Capcom

A Capcom também aparece como uma das grandes decepções da E3 2021. Este é mais um caso de conferências que parecem não ter sido planejadas com tempo antes da realização do evento. Ao final da apresentação, ficou a sensação que a publisher decidiu de última hora o que iria mostrar, montando um show improvisado.

A apresentação da Capcom até começou bem, dando indícios que uma boa conferência estava surgindo, o problema é que em questão de minutos a situação desandou. Ao escolher começar com Resident Evil, a publisher empolgou os jogadores, que tinha esperanças até mesmo a respeito do anúncio de um novo título, porém a empresa apenas revelou que o multiplayer Resident Evil Re:Verse será lançado em julho e afirmou que está fazendo um DLC para Village.

O anúcio do DLC de Resident Evil Village.
O anúcio do DLC de Resident Evil Village.

Para completar, nenhum trailer, imagem ou informação sobre o DLC foi mostrado, com apenas uma imagem aparecendo para avisar que o conteúdo está em desenvolvimento por "demanda do público"... há quem diga que o DLC talvez ainda nem esteja sendo desenvolvido de fato.

Após isso, a Capcom mostrou outros jogos como Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin e The Great Ace Attorney Chronicles, porém não conseguiu empolgar o público. A publisher ainda gastou boa parte de sua conferência falando cansativamente sobre campeonatos de Street Fighter.

Take-Two

A Take-Two poderia estar mais acima nessa lista, porém ao menos a publisher alertou antes qual seria o conteúdo de sua participação na E3 2021. Mas, ainda que os fãs já soubessem o que esperar, não é possível negar que a apresentação foi extremamente decepcionante.

Em sua apresentação, a Take-Two mostrou apenas uma conversa com desenvolvedores. Fica aqui a afirmação que o assunto debatido é muito importante e necessário, já que o foco foi a diversidade no mundo dos games. Porém, podemos entender a insatisfação de muitos jogadores, devido ao contexto.

A Take-Two realizou uma apresentação própria no maior evento de games do mundo, o que certamente fez com que diversos fãs acreditassem que novidades da 2K e Rockstar Games poderiam surgir. Ainda que o debate tenha sido muito interessante, teria sido melhor exibi-lo ao lado também de novidades, justamente pelo momento fazer parte de um evento tão importante da indústria.

Nintendo e Microsoft sem alguns jogos esperados

Falaremos agora sobre as duas melhores conferências da E3 2021. Entenda que de maneira alguma estamos afirmando que estas conferências foram ruins ou algo perto disso.

Porém, até mesmo em grandes conferências podem haver decepções. No caso da Microsoft, enquanto foram mostrados diversos títulos, trechos de gameplays, trailers, datas e uma grande lista de jogos chegando no Xbox Game Pass, também ficou um gostinho amargo quando percebemos que Fable e alguns outros jogos não marcaram presença. Senua's Saga: Hellblade 2 também foi um dos títulos que poderiam ter aparecido, mas o RPG certamente foi o maior desfalque da conferência.

O novo Fable fez falta.
A ausência de Fable foi um pouco decepcionante.

Já no lado da Nintendo, enquanto os fãs foram informados sobre vários jogos que chegarão ao Switch, receberam anúncios de novos títulos e viram até mesmo um novo trailer de The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2 - que ainda não tem um subtítulo revelado -, jogos como Bayonetta, Metroid Prime 4 e a franquia Pokémon fizeram falta.

Ao menos os fãs de Metroid receberam o anúncio de Metroid Dread, o que diminui a possível decepção daqueles que esperavam ver mais de Prime 4.