O julgamento entre a Epic Games e a Apple começou ontem, quase sete meses depois que a Epic abriu um processo antitruste contra a Apple. Antes do processo judicial, vimos muitas informações sobre como as duas empresas operam. Mas agora, parece que alguns documentos financeiros foram tornados públicos que a Epic provavelmente não queria.

Esses documentos revelam que a empresa pagou aos desenvolvedores de jogos quase US$12 milhões para poder lançar seus jogos gratuitamente na Epic Games Store nos primeiros nove meses de sua vida. Em um documento identificado pelo fundador da GameDiscoverCo, Simon Carless, você pode ver uma lista de todos os jogos gratuitos que a Epic lançou em sua loja entre dezembro de 2018 e setembro de 2019, bem como as enormes quantias de dinheiro que gastaram em cada um.

De acordo com Carless, este documento está entre alguns que foram lançados acidentalmente no início. Eles foram removidos brevemente, mas parecem estar de volta agora. O máximo que a Epic parecia pagar por um jogo foi de US$1,5 milhão para a trilogia Batman: Arkham, com Subnautica não muito longe com US$1,4 milhões e Mutant Year Zero custando 1 milhão de libras. Na extremidade inferior, eles pagaram apenas US$50.000 pelo Super Meat Boy, US$45.000 pelo Rime e, bem, nada pelo Metro: 2033 Redux, que parece ter sido cedido pela Koch Media.

A Epic Games gastou quase US$12 milhões distribuindo jogos grátis em seus primeiros nove meses
A Epic Games gastou quase US$12 milhões distribuindo jogos grátis em seus primeiros nove meses

As estatísticas um pouco mais importantes nesse documento, no entanto, são os campos "custos de aquisição de usuário (UA)" e "novas contas da Epic". Cada vez que a Epic disponibilizava um brinde, eles monitoravam quantos novos usuários fizeram contas para reivindicá-lo. De longe, o mais bem-sucedido aqui foi o Subnautica: o documento diz que 804.052 novas contas foram feitas para capturá-lo e a Epic calcula que gastou US$1,74 adquirindo cada um desses novos usuários.

No lado oposto disso, parece que o brinde com pior desempenho por essas métricas foi Celeste. A Epic pagou US$750.000 pelo excelente jogo de plataforma independente e, em troca, apenas 62.523 novas contas foram feitas para resgatá-lo, custando US$12 por novo usuário.

Independentemente disso, tudo ainda acrescenta que muitas pessoas novas procuram a Epic Games Store. Infelizmente, não parece que muitas pessoas estão esperando para realmente comprar algum jogo, porque o documento também diz que apenas 7% dos usuários que pegaram um brinde fizeram uma compra.

O chefe da Epic, Tim Sweeney, disse anteriormente que a Epic Games Store não era lucrativa e não seria até 2023, então tudo parece fazer parte do plano. Em outras partes das notícias, documentos judiciais do mês passado revelaram que a empresa gastou cerca de US$444 milhões para garantir jogos exclusivos para sua loja em 2020. À medida que o julgamento continua, imagino que esses não sejam os últimos documentos financeiros que veremos.