Uma ação coletiva causada pelos conteúdos adicionais de Fallout 4 poderá atrasar a aquisição da ZeniMax Media pela Microsoft. Lançado em 2015, Fallout 4 chegou com badalação e foi muito procurado por diversos jogadores, recebendo elogios, mas também muitas críticas. Para infelicidade da Bethesda, cinco anos após seu lançamento o título pode trazer um novo problema, sendo provavelmente o maior deles.

Quando chegou ao mercado, Fallout 4 ganhou um Passe de Temporada que daria acesso a todos os conteúdos adicionais lançados, porém em 2017 o Clube de Criação foi anunciado, sendo "uma coleção de conteúdo totalmente novo para Fallout 4 e Skyrim".

O grande problema é que o Clube de Criação não estaria disponível para os jogadores que adquiriram o Passe de Temporada, o que fez com que muitos fãs ficassem incomodados com a situação. Desta forma, ocorreu uma ação coletiva.

Em entrevista ao Games Beat, Filippo Marchino, advogado da ação coletiva, afirmou que a Bethesda mentiu para os jogadores.

"Simplificando, a Bethesda vendeu um Passe de Temporada com o entendimento de que daria aos detentores todo e qualquer DLC que seria criado para Fallout 4 em uma base contínua. Eles lançaram uma quantidade limitada de DLC. Em seguida, lançaram uma segunda onda de DLC, mas decidiram chamá-lo de conteúdo do Clube de Criação e removê-lo artificialmente da definição de DLC. O que significa que prometeram às pessoas no início darem tudo o que fizeram. E então eles renegaram a promessa e o fizeram em seu benefício ou em detrimento dos reclamantes. Foi aí que erraram. Eles mentiram. Pegaram dinheiro dos jogadores e então ganharam mais dinheiro."

Afetando o negócio entre ZeniMax e Microsoft

A situação, que já era ruim para a Bethesda, ficará ainda pior agora que o caso poderá atrapalhar o negócio entre ZeniMax e Microsoft.

Filippo Marchino revelou que solicitará que o negócio seja interrompido, impossibilitando a compra da ZeniMax Media até o processo estar concluído.

"O que vamos tentar fazer é pedir a um juiz que interrompa o negócio entre a Microsoft e a Bethesda para preservar os ativos, como um pedido de liminar."

Enquanto a Bethesda se defende afirmando que o Clube de Criação não era um DLC, o processo pode se estender e o julgamento poderá ocorrer apenas em 2022. Caso a compra realmente seja interrompida, a Microsoft terá de esperar algum tempo para que enfim o negócio seja concretizado.