Desde o anúncio da compra da ZeniMax, proprietária da Bethesda, pela Microsoft, muita discussão ocorreu sobre o assunto. Diversos jogadores começaram a questionar a respeito do lançamento de jogos da Bethesda em consoles da Sony, acreditando que o negócio com a Microsoft pudesse alterar o planejamento de alguns títulos, os tornando exclusivos de consoles Xbox.

Em setembro do ano passado, Phil Spencer revelou que os acordos firmados antes do negócio entre ZeniMax e Microsoft seriam mantidos, inclusive afirmando que os jogos GhostWire e Deathloop continuarão sendo exclusivos temporários de PlayStation 5. Além disso, o chefão do lado verde da força disse que os futuros jogos da Bethesda estarão disponíveis para Xbox, PC e em outros consoles em que cada caso será analisado, dando a entender que é possível que a Microsoft permita o lançamento de novos títulos também para consoles da Sony.

Nova confirmação de jogos da Bethesda nos consoles da Sony

Agora, durante uma entrevista para o canal francês SebSSol Live, Herve Gengler, desenvolvedor da PlayGround Games, afirmou que os jogos da Bethesda que já foram anunciados para PlayStation ainda serão lançados, sem nenhuma alteração.

Gengler disse que a Microsoft não interromperia de forma repentina algo que já estava em desenvolvimento, afirmando que a empresa não deseja tirar o jogo de uma comunidade porque comprou um novo estúdio.

"Os estúdios já estavam no seu ciclo de desenvolvimento e esta é uma mensagem que a Microsoft comunica a todo o momento, não vão parar de repente o desenvolvimento de uma versão para PlayStation. Se o seu jogo é multiplataforma, eles não vão dizer que agora é um jogo exclusivo do Xbox. Eles possuem uma estratégia de longo prazo e não querem tirar o jogo de uma comunidade porque compraram o estúdio"

Compra da ZeniMax ainda não foi aprovada

Apesar do negócio já ser considerado certo por muitos jogadores, a compra da ZeniMax ainda não foi finalizada.

Recentemente, a União Europeia informou que decidirá no dia 5 de março se o negócio será finalizado ou não. Caso a União Europeia entenda que a compra possa estar indo contra a lei da concorrência, uma investigação em grande escala poderá ser iniciada.

Quando ocorre uma fusão ou aquisição, os órgãos reguladores têm o direito de impedir que o negócio ocorra caso o mesmo possa ser uma ameaça para a concorrência.

Entenda mais sobre o assunto aqui.