Call of Duty é uma das franquias mais consagradas da indústria dos videogames. Com diversos títulos ao longo dos anos, a série já passou por diferentes períodos, entregando jogos ambientados em guerras históricas e até mesmo em confrontos no futuro. Com altos e baixos, Call of Duty já é um nome estabelecido no mercado.

Sucesso absoluto em 2020

Se a franquia passou por momentos complicados com críticas por alguns títulos lançados, agora a situação é outra. Em 2020, Call of Duty teve o maior ano de sua história, com mais de 250 milhões de pessoas jogando os títulos da franquia. O número é ainda mais impressionante se comparado aos 70 milhões de jogadores que participaram dos conflitos da série em 2018. O desempenho de Call of Duty em 2020 fez inclusive Activision Blizzard adotar o mesmo modelo de negócio para outras franquias.

Bobby Kotick, CEO da empresa, revelou no último relatório financeiro da Activision Blizzard que a estratégia utilizada em Call of Duty servirá de modelo para outras franquias futuramente. Vale lembrar que a série de guerra em 2020 contou com um battle royale gratuito, a versão mobile e o lançamento Black Ops Cold War.

A empresa também revelou que Cold War teve um aumento de vendas após a primeira temporada e a integração com Warzone, o battle royale gratuito da franquia. Além disso, as vendas in-game aumentaram 50% no último trimestre de 2020. Os números mostram que o modelo sazonal de monetização está rendendo excelentes resultados.

Bobby Kotick ainda comentou sobre a diferença entre jogadores solo e aqueles que jogam em grupo.

"Jogadores de Call of Duty que jogam em grupos com amigos passam mais de três vezes mais horas no jogo e investem cerca de três vezes mais em conteúdo dentro do jogo em comparação com outros jogadores. E nós apenas arranhamos a superfície do que é possível se fazer com interação social com nossas franquias."