As empresas Activision, Infinity Ward e a Major League Game Corp. estão sendo processadas por um escritor dos Estados Unidos, por ter supostamente plagiado uma das personagens para o jogo Call of Duty: Modern Warfare. Segundo o escritor, a operadora Mara de CoD, é uma cópia de uma das personagens criadas por ele, chamada Cade Janus.

Clayton Haugen é o escritor responsável pela abertura do processo judicial, sustentado na alegação de que a sua personagem Cade Janus, criada para ser a protagonista de uma pequena história chamada November Renaissance, foi plagiada em todos os sentidos. O mais curioso, é que para o desenvolvimento e divulgação da personagem, Clayton contratou a streamer Alex Zedra para vestir as roupas e acessórios da combatente, a mesma também contratada pela Activision com o mesmo objetivo.

Veja a comparação nas imagens abaixo, e tire suas próprias conclusões;

A streamer Alex Zedra foi contratada para caracterizar as duas personagens. (Imagem: Reprodução/Eurogamer)
A streamer Alex Zedra foi contratada para caracterizar as duas personagens. (Imagem: Reprodução/Eurogamer)

Leia também:


CTRL+C e CTRL+V?

Na ação, o escritor afirma a alegação de que a Activision se aproveitou dessas fotografias tiradas em 2017 para conseguir desenvolver o seu próprio personagem, e ao contratar Alex Zedra, a desenvolvedora solicitou para que ele vestisse exatamente o mesmo conjunto de roupas e acessórios. Com isso, a Activision é acusada por ele de ter utilizado Cade Janus como base para a criação de Mara, combatente de Call Of Duty: Modern Warfare.

Na parte final da ação, o escritor ainda informa que havia solicitado o registro de direitos autorais destas imagens entre 2012 e 2013, mas só foram registradas mesmo em dezembro de 2020, muito provavelmente para utilizar como pretexto no processo contra a produtora de games.

Sendo assim, a Activision pode alegar que no momento da criação de Mara para o CoD, as imagens não possuíam direitos, já que o lançamento do jogo aconteceu em 2019, um ano antes do registro das imagens pelo autor da ação. Contudo, a Activision ainda não se manifestou sobre o caso.

Via