Star Wars é uma das maiores franquias de toda a história. Os filmes de George Lucas originaram uma febre mundial e eterna, que se expandiu para todos os tipos de mídia. Filmes, séries, HQs, livros, jogos, action figures... Star Wars domina o mercado de diversas maneiras, oferecendo muitos produtos para os apaixonados pela saga.

Nos videogames, é claro que a franquia também se destacou em cada geração, ainda que na indústria dos jogos Star Wars tenha altos e baixos em sua história. Nos últimos anos, a Electronic Arts foi a responsável por desenvolver os jogos inspirados na saga criada por George Lucas, o que fez com que surgissem títulos como Battlefront, Squadrons e, o grande destaque, Jedi: Fallen Order. A desenvolvedora também lançou títulos para dispositivos móveis.

Apesar de alguns lançamentos terem tido um desempenho abaixo do esperado, a Electronic Arts não tem como reclamar do período em que teve exclusividade de Star Wars nos jogos - algo que acabou recentemente -.

Muito lucro

Com títulos elogiados e outros que foram criticados por fãs, a EA conseguiu lucrar mais de 3 bilhões de dólares com a franquia Star Wars. Após ter adquirido os direitos da saga em 2012, a desenvolvedora lançou títulos variados e inclusive se envolveu em polêmicas de loot boxes e microtransações, porém nada foi capaz de impedir que a exclusividade fosse excelente para a empresa.

Em uma apresentação dos resultados financeiros da EA, a desenvolvedora revelou o lucro e também afirmou ter vendido mais de 52 milhões de cópias de jogos da franquia.

Confira o que Andrew Wilson, CEO da EA, falou sobre o assunto.

"Criamos muitas franquias incríveis. Star Wars: Knights of the Old Republic, Galaxy of Heroes, Battlefront, Jedi Fallen Order e mais recentemente Squadrons"

Foi revelado também que RPG mobile Star Wars: Galaxy of Heroes já rendeu mais de um bilhão de dólares em compras dentro do jogo com as microtransações.