Após o anúncio do retorno da Lucasfilm Games e da utilização da marca nos novos jogos de Star Wars, hoje (13) outra novidade interessante sobre a saga foi revelada. Contrariando as primeiras informações, o acordo entre Disney e Electronic Arts não foi mantido, pelo menos não de forma completa, com a EA perdendo os direitos exclusivos dos jogos da franquia. Agora, foi revelado que a Ubisoft será a desenvolvedora do próximo jogo da saga criada por George Lucas.

A Massive Entertainment, comprada pela Ubisoft em 2008, será a grande responsável pelo projeto. O estúdio já trabalhou em jogos como Assassin's Creed Revelations, franquia The Division e Far Cry 3. Foi revelado que o jogo será um título de mundo aberto desenvolvido na engine Snowdrop, o mesmo motor gráfico de The Division. Ainda foi dito que Julian Gerighty, que dirigiu The Division 2, The Crew e títulos da saga Splinter Cell, será o diretor criativo do jogo.

O novo conteúdo no universo de Star Wars ainda está em fases iniciais de desenvolvimento e a Massive Entertainment está inclusive contratando funcionários para o projeto.

Da mesma forma que Star Wars Jedi: Fallen Order, lançado pela EA, qualquer novo jogo da franquia fará parte do universo canônico compartilhado por todos os filmes, séries e conteúdos produzidos pela Disney. Para o site Wired, James Waugh, vice-presidente de conteúdo e estratégia de franquia da Lucasfilm, afirmou que apesar dos jogos nem sempre se conectarem diretamente com outras mídias, isto pode acontecer caso haja espaço. Confira as palavras do vice-presidente.

"Acho que o que as pessoas se confundem com isso às vezes é tipo,‘ Ah, então tem que se conectar a todo o resto'. Não é necessariamente isso que estamos dizendo. Isso vai acontecer se for certo para essa história"

Yves Guillemot, co-fundador e CEO da Ubisoft, comentou sobre a parceria com a Lucasfilm Games.

"A galáxia de Star Wars é uma incrível fonte de motivação para nossas equipes inovarem e expandirem os limites de nosso meio. Construir novos mundos, personagens e histórias que se tornarão partes duradouras da lore de Star Wars é uma oportunidade incrível para nós, e estamos animados em ter nosso estúdio Ubisoft Massive trabalhando junto com a Lucasfilm Games para criar uma aventura original de Star Wars que seja diferente de qualquer coisa que foi feita antes."

Fim da exclusividade da EA

O acordo entre Disney e Electronic Arts garantia exclusividade dos jogos de Star Wars para a EA até 2023, porém agora tudo mudou. Não existem informações sobre como o acordo acabou e de qual maneira a Electronic Arts encarou este fim.

A Lucasfilm Games parece ter sido criada - ou melhor, trazida de volta - para que a Disney seja capaz de permitir o desenvolvimento de projetos variados sob o cuidado de diferentes estúdios, sem que qualquer tipo de exclusividade deva existir.

Sean Shoptaw, vice-presidente sênior de games na Disney, comentou sobre o assunto para o Wired.

"A EA tem sido e continuará sendo uma parte estratégica e importante como parceira para nós. Mas sentimos que há espaço para mais gente"