Na última segunda-feira (11), a Disney anunciou que os jogos da franquia Star Wars voltarão a ter a marca da Lucasfilm, com a criação da Lucasfilm Games. Antes da Lucasfilm tornar-se uma subsidiária da casa de Mickey Mouse, os jogos da empresa eram produzidos pela, muito conhecida, LucasArts. Porém, após realizar a compra da marca em 2013, a Disney encerrou as atividades da desenvolvedora dos jogos de Star Wars, Indiana Jones e outros títulos.

Com a LucasArts sendo desativada, os funcionários foram remanejados e os direitos exclusivos para a produção de jogos de Star Wars foram adquiridos pela Electronic Arts, que pode produzir conteúdos sobre a saga até 2023.

O anúncio da nova marca foi feito no site oficial de Star Wars.

"O legado da Lucasfilm nos games tem décadas. Com a Lucasfilm e a galáxia muito distante entrando em uma fase sem precedentes de criatividade, assim será o mundo da Lucasfilm Games — desenvolvida em colaboração com os melhores estúdios pela indústria."

No anúncio, também foi divulgado um "sizzle reel" que mostra jogos da franquia. Confira.

É válido lembrar que Lucasfilm Games não é um nome inédito na franquia. Originalmente, a divisão de jogos eletrônicos da Lucasfilm foi fundada com este nome, porém em 1990, durante uma reorganização da companhia, a divisão foi renomeada e passou a ser chamada de LucasArts. É provável que a marca também seja utilizada em jogos de outras franquias como Indiana Jones.

Parceria entre Disney e Electronic Arts

A parceria firmada em 2013 entre Disney e EA envolve jogos para PC, consoles e dispositivos mobile fazendo com que diversos títulos da famosa saga tenham sido publicados pela EA nos últimos anos.

Star Wars Battlefront 1 e 2 foram jogos que fizeram certo sucesso, oferecendo batalhas multiplayer alucinantes no universo de Star Wars, inclusive com a participação dos personagens mais importantes da franquia.

Star Wars: Squadrons, título lançado em outubro de 2020, também chamou a atenção dos jogadores com o foco nas batalhas espaciais, colocando os fãs no controle de diferentes modelos de naves da saga e proporcionando uma experiência que era esperada há algum tempo por muitos jogadores, incluindo a possibilidade de participar dos confrontos espaciais utilizando um óculos de realidade virtual.

Mas, sem dúvidas, Star Wars Jedi: Fallen Order é o maior sucesso da saga oferecido pela EA. O jogo que mostra a jornada de Cal Kestis, um jedi sobrevivente da ordem 66, foi muito elogiado pela crítica e pelos jogadores, apresentando uma trama canônica muito interessante e uma ótima jogabilidade.

A EA também foi a responsável por alguns outros títulos de Star Wars, além de ter cancelado um projeto da Visceral Games - cancelamento que muitos fãs lamentam até hoje -. A nova marca criada pela Disney não afetará o acordo com a Electronic Arts.