Tanto o Xbox Series X quanto o Playstation 5 receberam críticas quanto ao design escolhido para os consoles. Porém, não há nenhuma maneira de rodar jogos a 60 FPS com resolução 4K com um hardware poderoso sem gerar calor. Ou seja, a ideia de que seria possível projetar um console com dimensões mais finas é totalmente surreal.

Levando em conta o que foi falado acima, não é surpresa que Phil Spencer, responsável pela divisão do Xbox, chegou a elogiar a equipe da Sony pelo design do PS5. Durante uma entrevista feita em um território neutro de uma ilha no game Animal Crossing, Phil disse algumas palavras a respeito dos desafios enfrentados pelos engenheiros da Sony.

"É difícil porque eu conheço a física com a qual ambos estamos lidando quando se trata desses consoles, além do resfriamento desses videogames - a potência, o uso de energia - que apresenta desafios reais nesta geração. Estamos falando de consoles - com CPU e GPU - que são computadores realmente poderosos, de forma eficaz."

Phil complementa dizendo:

"Escolhemos nosso design porque queríamos um grande ventilador que pudéssemos girar um pouco mais devagar para não fazer barulho. Então, construímos um design de forma que segue a função para que pudéssemos extrair muito ar com um grande ventilador girando um pouco mais devagar para que não recebêssemos aqueles sons agudos de lamentação que às vezes os consoles podem fazer."

Ao invés de fazer um design seguindo as mesmas ideias dos engenheiros da Microsoft, a equipe da Sony decidiu trilhar por uma abordagem diferente. O hardware do PS5 possui 36 CUs (compute units ou unidades de computação) com a capacidade de atingir um clock de até 2,23Ghz enquanto o Xbox Series X conta com 52 CUs com 1,8Ghz cada, onde em ambos os casos é gerado um enorme calor. Por este motivo que os primeiros designs do Playstation 5 (os kits para desenvolvedores de jogos) possuíam uma grande grade lateral.

Phil continuou falando sobre os desafios transpassados pela equipe da Sony dizendo:

"Saber que o PlayStation 5 está rodando em relógios mais altos, apenas cria mais [calor]. Eu gosto do design do que eles fizeram. Tenho muito respeito pelo que as equipes fazem no PlayStation. Mas eles estão operando de forma diferente de nós, e isso cria desafios de design exclusivos em como você mantém essas coisas frescas."

Com essa grande geração de calor pelo hardware dos consoles de próxima geração, acabou que ambos ficaram enormes em comparação com as gerações anteriores.

Consoles lado a lado para comparar a dimensão de cada um deles.
Consoles lado a lado para comparar a dimensão de cada um deles. Fonte: GREBO7 / Reddit

Mesmo que cada geração do Playstation tenha ganhado uma versão reduzida, não é algo que ocorre da noite para o dia. O primeiro Playstation demorou 6 anos para ganhar uma versão mais compacta, enquanto o PS2 conseguiu fazer isso em quatro anos. Partindo para o PS3 e PS4, vimos que ambos demoraram cerca de 3 anos para ganhar uma edição slim.

Phil Spencer resume dizendo:

"Hardware é difícil. Você toma essas decisões de hardware com anos de antecedência, porque está apostando em uma tecnologia que ainda não foi criada por nossos parceiros na AMD. É como lançar um dardo a 100 metros e esperar que você acerte um alvo que ainda não foi desenhado."

O que você achou das palavras de Phil Spencer sobre os desafios que o hardware dos consoles enfrentaram e enfrentam ao longo dos anos? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!