Recentemente o diretor de arte da CD Projekt Red, Jakub Knapik, e o principal programador de gráficos do estúdio, Marcin Gollent, foram entrevistados pelo site alemão PC Games Hardware. O intuito das perguntas foi para discutir alguns aspectos técnicos do jogo Cyberpunk 2077, que tem sua estreia cada vez mais próxima.

Como já era de se esperar, o assunto que mais prevaleceu durante o bate-papo foi o ray-tracing, onde Jakub explicou sobre o funcionamento do jogo e sobre o desafio de implementação da tecnologia em um jogo de mundo aberto como o que temos em Cyberpunk 2077. Confira abaixo o funcionário da CD Projekt Red disse:

"No modo nativo, portanto, com os recursos DXR desativados, nosso mecanismo é equipado com iluminação global, portanto, suporta iluminação refletida de maneira independente da plataforma. Nosso objetivo era criar uma plataforma de renderização que usasse regras de PBR (renderização com base física) e uma abordagem realista da iluminação em todas as plataformas. Esse paradigma fez do traçado de raios uma extensão natural da idéia, o próximo passo em sua evolução. Trabalhamos em uma solução híbrida que é adicionada sobre nossa configuração já existente, substituindo alguns de nossos subsistemas de iluminação por equivalentes rastreados por raios. Isso nos deu paridade básica, o que significa que não precisamos criar uma variante de iluminação separada e, ao mesmo tempo - um enorme aumento de qualidade em algumas áreas que achamos mais úteis para o Cyberpunk 2077, que podemos ajustar ainda mais às nossas necessidades.

Atualmente, usamos sombras suaves do sol, uma solução que fornece resultados incrivelmente detalhados, capazes de captar qualquer objeto visível aos olhos e simular o fenômeno natural de suavizar as sombras com base na distância. Usamos uma clarabóia traçada por raios que funciona com nosso sistema de iluminação global proprietário, produzindo um ambiente super realista vindo do céu e das nuvens. Também usamos superfícies emissivas como telas e nêutrons para emitir uma iluminação suave e realista com sombras perfeitas durante a noite. Além disso, e também, obviamente, aproveitamos todos os benefícios da oclusão ambiental rastreada por raios e atualmente estamos trabalhando em reflexões rastreadas por raios. Quanto aos maiores benefícios, acho que eles vêm principalmente da precisão do rastreamento de raios espaciais 3D versus soluções de espaço de tela mais tradicionais.

No geral, a implementação do traçado de raios no mecanismo de jogo em um nível prático, com toda a paridade e cuidado necessários para os nossos sistemas no motor, provou ser um grande desafio. Dito isto, acho que a dificuldade é algo que depende muito do caso. Todo motor é moldado para atender a necessidades específicas. Nossa própria foi criada para nos permitir descrever a incrível complexidade da Cidade Noturna, com sua vasta verticalidade e enormes quantidades de ativos em toda a cidade. Tudo isso com iluminação global dinâmica trabalhando em tempo real com todas as luzes locais, um ciclo dinâmico diurno e noturno, além de alterar os estados climáticos."

Na versão de pré-visualização de Cyberpunk 2077 foi necessário manter a resolução em Full HD com DLSS 2.0 da NVIDIA ativado, mesmo com uma placa de vídeo RTX 2080Ti com 3 efeitos de ray-tracing ativados. Talvez seja por este motivo que o game foi adiado mais uma vez e agora será lançado no dia 19 de novembro. É necessário otimizar o game de uma maneira que não se exija tanto e seja possível rodar em resolução 4K com ray-tracing ativado.

Um pouco depois, durante a entrevista, Marcin Gollent chegou a afirmar que Cyberpunk 2077 será executado somente no DirectX 12. Isso significa que o jogo só poderá rodar no Windows 7 e no Windows 10.

"Graças à introdução do suporte ao DX12 para Windows 7 SP1 lançado pela Microsoft no ano passado, o jogo será executado neste sistema. Fazemos e continuaremos a testar o Cyberpunk 2077 no Windows 7, na tentativa de resolver quaisquer casos extremos que possam surgir. Infelizmente, o Windows 8 não recebeu sua variante de bibliotecas DX12.

Em relação ao DX12 Ultimate, o Cyberpunk 2077 funcionará perfeitamente com todas as GPUs compatíveis com DX12. O que o conjunto de recursos "Ultimate" faz é que podemos fazer mais se o hardware permitir. Optamos por usar o DX12 por dois motivos principais. Em primeiro lugar, é a API padrão para as plataformas Xbox e, com o jogo também chegando ao Xbox One, naturalmente desejávamos implementá-lo o mais rápido possível. Em segundo lugar, é o berço do DXR e, como tínhamos planos de investir no DXR desde o início, isso fez com que a escolha do DX12 fosse bastante direta."

Cyberpunk 2077 será lançado para as plataformas Playsation 4, Xbox One e PC. Seu lançamento ocorrerá no dia 19 de novembro. A CD Projekt Red já afirmou que irá disponibilizar o jogo para o PS5 e para o Xbox Series X.