A quarentena pode ser bem dura e o tédio maçante. Entre televisão, vídeo-games e Netflix, ainda assim conseguimos nos encontrar sem ter o que fazer. Pelo menos no PC, existe a possibilidade de reinventar jogos que já temos sem termos que gastar comprando novos, são os famosos mods, modificações de jogos feitos por players e que abrangem uma infinidade de temas, assuntos e funcionalidades.

Neste artigo em específico falaremos de um mod para Minecraft, que praticamente reinventa o game todo transformando-o em um RPG open-world de Pokémon. Sim, isso mesmo, Pokémon no Minecraft e integrado à todas funcionalidades clássicas do jogo original. O Mod em questão se chama Pixelmon e em suas versões mais recentes possui mais de 800 pókemons disponíveis para a captura.

Comecemos falando das versões desse mod, o Pixelmon possui duas variantes mais atualizadas, o Pixelmon Reforged e o Pixelmon Generations. Dessas duas, a versão Generations inclui a oitava geração de pokemon, modelos 3D mais atualizados e mais itens dentro do game, porém, a versão Reforged conta com mais compatibilidade à mapas customizados, pacotes de mods adicionais e add-ons. Recomendamos utilizar a versão Generations para aventuras mais simples e sem muitos mods adjacentes.

Conheça o Pixelmon, um mod que tranforma o Minecraft em um RPG Pókemon

Umbreon e Espeon in-game
Umbreon e Espeon in-game

Utilize um Launcher para facilitar a escolha de versão do game:

O Pixelmon roda na versão 1.12.2 do Minecraft e não rodará em nenhuma outra versão, por isso certifique-se de selecionar a versão correta ao iniciar o game. Ensinaremos a acessar este mod utilizando um Launcher não oficial para o Minecraft, mas que possui conectividade à contas oficiais Mojang. Este é o TLauncher que pode ser baixado aqui.

Basta criar uma conta TLauncher e você poderá utilizar o Minecraft já instalado no seu computador, oficial ou não oficial. Caso não o tenha, o TLauncher baixará uma versão não oficial da Mojang. Como o Pixelmon é um mod fan-made, não há necessidade de verificação de licença, porém lembramos que caso queira evitar pirataria, o Minecraft pode ser comprado devidamente aqui.

Vamos ao passo a passo para transformar seu Minecraft em uma aventura Pókemon:

Baixe uma das versões de Pixelmon:

Pixelmon Reforged

Pixelmon Generations

Agora coloque o arquivo .jar baixado neste diretório: AppData > Roaming> .minecraft > Mods

As três pastas no diretório Minecraft para adicionar mods, mapas e pacotes de textura.
As três pastas no diretório Minecraft para adicionar mods, mapas e pacotes de textura.

Caso a pasta "mods" não exista, você pode cria-la ou simplesmente rodar o minecraft uma vez e ela será criada automaticamente.

Utilize o Plugin "Forge" para Mods

Use a versão Forge 1.12.2
Use a versão Forge 1.12.2

Com o TLauncher baixado, no canto inferior esquerdo há opções de perfis e também de versão do game a rodar. Existem versões puras, só números, existem versões Forge, ForgeOptfine e todas essas com um ícone "TL" na frente. Esse ícone significa que aquela versão suporta a utilização de skins pelo TLauncher, que podem ser colocadas no seu perfil de usuário dentro do site oficial do TL. Para rodar o Pixelmon, é necessário escolher a versão Forge 1.12.2, com ou sem o OptFine (deixa o Minecraft mais leve) e com ou sem o ícone TL, tanto faz, somente o Forge é necessário para o mod rodar.

Dentro do game:

Seu game deverá começar a carregar qualquer mod colocado na pasta e então abrir o Pixelmon. O game agora possui funções diferentes. Por padrão não nascem mais monstros e não há ameaça alguma para o player além de dano de queda. Somente pókemon nascem pelo mundo, cada um com horários e biomas condicionais a seu Spawn. Pókebolas e demais itens dentro do game são fabricáveis com materiais clássicos e também materiais novos adicionados pelo mod. Os guias de todas as funcionalidades do mod podem ser encontrados em inglês aqui: https://pixelmonmod.com/wiki/index.php?title=Guides

É possível também montar, voar e nadar em cima de seus pókemon.
É possível também montar, voar e nadar em cima de seus pókemon.

Você pode verificar os controles nas opções do menu do Minecraft, tal como personaliza-los. Você pode capturar pókemon atirando pokébolas ou entrando numa batalha primeiro para enfraquece-los e tentar a captura durante a mesma. O sistema de batalha é idêntico aos games de Pókemon, existem também diversos ginásios e cidades que podem surgir pelo seu mundo aleatoriamente. Treinadores, pókecenters, traders e demais NPCs e construções também surgem aleatoriamente pelo mapa.

Pacotes de textura e mapas cutomizados:

Você pode forçar NPCs, construções e pókemon aparecerem através de comandos que podem ser checados no link de guias já mencionado. Caso você procure uma experiência ainda mais próxima aos games originais de Pókemon, algo interessante a se fazer para complementar o Pixelmon é baixar mapas customizados e feitos por players e também pacotes de texturas.

Recomendo o pacote de textura Annahstas Beastrinia, que traz um visual bem fiel ao estilo Pókemon, veja aqui.

Para aplicar o pacote, coloque o arquivo .zip ou a pasta já extraída no diretório AppData > Roaming> .minecraft > ResourcePacks

Já um ótimo mapa para o Pixelmon Generations é o Pixelmon Peridot Version, que simula muito bem o sistema de rotas, cidades e demais características clássicas dos games Pókemon, veja aqui.

Para aplicar o mapa, coloque a pasta extraída no diretório AppData > Roaming> .minecraft > saves

Agora seu game deverá estar funcionando customizado e cheio de novidades para essa quarentena!