A exclusividade de aparelhos Samsung para baixar o jogo da Epic Games acabou. Passada uma semana desde o lançamento para dispositivos Android da marca, agora o jogo encontra-se em sua versão beta, com códigos de convite sendo lançados com o objetivo de selecionar o restante dos smartphones que possuem compatibilidade com Fortnite (listados aqui).

Isso significa que ele já pode ser baixado, se você possuir um Samsung ou um dos telefones listados, mas há um porém: existe ainda uma lista de espera, na qual o usuário deverá se inscrever e esperar o convite chegar. Depois da espera, é necessária a instalação do aplicativo por meio do site da Epic Games, ação que pode ser bem mais difícil do que simplesmente fazer o download através da Google Play Store, mas como se sabe, o jogo não foi para lá.

Primeiramente, o app foi disseminado na loja de aplicativos da Samsung, e o outro local de download, o próprio site da Epic, está usando um programa do Fortnite Installer para distribuir o jogo para todos os dispositivos. Neste contexto, é importante se ater a algumas instruções para uma instalação correta e segura, e você confere o passo-a-passo abaixo.

1. Evite a Play Store

Entenda que o download oficial encontra-se somente no site da Epic Games, qualquer outro site ou link do Twitter/Reddit ou aplicativo da Play Store que alegar ser o jogo, não é confiável e se for baixado pode trazer problemas para seu smartphone, como vírus ou softwares maliciosos.

Esta questão é reforçada no momento em que se procura por Fortnite na Play Store, pois o Google destaca um aviso que diz: "O Fortnite Battle Royale da Epic Games Inc. não está disponível no Google Play". Qualquer fonte que alegue ter soluções para a lista de espera ou que ofereça o link para o download do jogo será falso, não acredite.

2. Veja se o seu smartphone está listado

Antes de tudo, veja se o seu celular é um dos aparelhos Samsung compatíveis, pois poderá fazer o download diretamente do Samsung Game Launcher ou do site da Epic, sem lista de espera. Os dispositivos da coreana que podem fazer isso são: Galaxy Note 9, S7 e S7 Edge, S8 e S8 Plus, S9 ou S9 Plus, Note 8 e também os tablets Tab S3 e S4.

Os outros smartphones estão listados aqui, e são reconhecidos pela Epic como os aparelhos com compatibilidade com o jogo. A lista basicamente mostra alguns modelos Pixel, Asus, Huawei, LG, OnePlus e Xiaomi.

3. Inscrever-se na lista de espera

Lista para se inscrever

Agora, se o seu aparelho não estiver listado e nem for da Samsung, você precisará se inscrever na versão beta no site da Epic. São solicitados o nome e o e-mail do usuário, que podem ser disponibilizados via celular ou pela web. O convite será enviado ao seu e-mail quando chegar a sua hora.

E aí, é só logar com o nome de usuário da conta da Epic Games, feito para jogar no PC, ou ainda com a conta da PlayStation Network ou Xbox Live. Desse jeito, o jogador não perde suas skins, emoticons e outros ganhos do jogo, e também ganha a progressão do Battle Pass pelas plataformas.

4. Espere o convite chegar

O que resta é esperar o convite chegar ao seu e-mail, e segundo a Epic Games, uma notificação deve alertar no momento em que o jogador é convidado, e que não deve demorar tanto (apenas uns dias), pois a empresa está "convidando jogadores em ondas".

O lançamento no iOS também teve o mesmo procedimento de espera e chegou a ficar duas semanas em sua versão beta de inscrição até que o jogo foi anunciado para todos os usuários de iPhones. Espera-se que com o Android seja a mesma abordagem, mas se por acaso você preferir não colocar o nome na lista, ainda poderá ter acesso ao jogo em setembro deste ano, possível data para o processo de lançamento oficial.

5. Faça download do instalador e depois o jogo

É necessário baixar dois aplicativos para a instalação de Fortnite no Android, mesmo os aparelhos da Samsung. Um deles é o instalador do jogo, arquivo oficial do APK que faz a instalação. Porém, antes disso será necessário mudar algumas configurações do Android que impedem downloads de sites terceiros, conforme a versão do sistema operacional e suas configurações de segurança. Basta desativar permissões especiais, que o celular ficará autorizado a fazer este tipo de download.

Após, uma sequência de downloads vai precisar ser feita para a instalação, que demanda mais paciência do que o modo padrão de baixar aplicativos, mas não é difícil. Assim que for concluído todo o processo, o jogador poderá iniciar o jogo, realizar a entrada com login e senha, e pronto, poderá jogar a vontade. A Epic Games aconselha que o aplicativo Fortnite Installer fique no aparelho, pois é ele quem tem o papel de atualizar o jogo com os novos patches que surgem.

Fonte: The Verge