Como encontrar as melhores playlists no Spotify

Descubra alguns aplicativos e sites que ajudam a encontrar músicas e playlists para escutar no Spotify!

Por | @ingridjank Spotify

Um dos serviços de streaming de música mais popular, o Spotify possui atualmente mais de 35 milhões de músicas em sua biblioteca. Músicas que 75 milhões de assinantes pagos com 170 milhões de usuários ativos totais estão escutando diariamente. É muita gente e muita música, totalizando em várias criações de playlists diferentes voltadas para cada gosto musical que existe por aí.

Com tanto conteúdo, fica difícil encontrar as melhores músicas para si. Em momentos de preguiça, seria bom se alguém nos sugerisse uma playlist só com músicas que gostamos, não é mesmo? Pois saiba que existem ferramentas dentro do Spotify que fazem isso e facilitam as sugestões de músicas boas de acordo com o seu gosto musical. Veja abaixo algumas dicas sobre como encontrar esses recursos para você recorrer sempre que enjoar das suas playlists.

Descobertas da Semana

Descobertas da Semana e Radar de Novidades são duas playlists feitas especialmente a partir do gosto do usuário. Descobertas da Semana e Radar de Novidades são duas playlists feitas especialmente a partir do gosto do usuário.

As Descobertas da Semana não são exatamente uma novidade, mas ainda existem usuários que há pouco entraram para o serviço e não conhecem todas as suas funcionalidades. Então, para você que não conhece esta playlist, saiba que ela é atualizada a cada sete dias e que é intuitiva, por ser baseada nos estilos musicais que você ouve no sistema. Esta playlist pode ser encontrada no Navegar ou no Browse, e depois na aba Descobrir.

Spotibot

Como encontrar as melhores playlists no Spotify

O Spotibot é um site que utiliza uma API do Spotify para gerar playlists de acordo com um nome de uma banda ou artista que você escolher. Existem três modos de conseguir uma playlist pelo Spotibot, uma delas é escrevendo na barra do site onde diz “Band/Artist” e logo será gerada uma lista com playlists reais com músicas similares aos da banda ou artista que você escreveu. Nesta opção é possível marcar o número máximo de playlists que você quer encontrar e também pode escolher por favorecer músicas mais populares. Você também pode acrescentar mais de um artista ou banda.

A outra opção é conectar a conta do Last.fm com o Spotibot, para que a busca seja mais personalizada de acordo com seu gosto. E a última maneira de se conseguir sugestões do site é pelo Twitter. É só twittar na conta do @spotibot para ganhar uma sugestão. Lembrando que este site usa a API do Spotify, mas não é endossado, certificado ou aprovado de alguma forma pelo mesmo.

Playlist Miner

Este sim usa um recurso que estende a API de pesquisa do Spotify e é criado pela própria equipe da empresa. Ele funciona quase da mesma maneira que o Spotibot, só que ao invés do nome do artista ou banda, você escreve uma palavra chave como “malhar” ou “eletrônica” para que ele encontre uma gama de faixas com esse propósito em playlists populares. Dessa forma, o usuário acaba explorando os gostos musicais de outros usuários do Spotify ao mesmo tempo que conhece músicas novas. Veja aqui.

São milhões de playlists que a gente até se perde!São milhões de playlists que a gente até se perde!

Topsify

Como encontrar as melhores playlists no Spotify

O Topsify é uma ferramenta que pode ser usada junto do Spotify. Em seu site pode-se encontrar conteúdo sobre o mundo da música e também muitas playlists, principalmente as 40 melhores dos EUA, Reino Unido e Suécia. As listas são de alta qualidade e do site podem ser redirecionadas para dentro do Spotify. São variados tipos de listas que podem ser encontradas e exploradas por ali, variando por gênero musical e clima específico.

MagicPlaylist

MagicPlaylist já recomenda suas músicas mais escutadas na página inicial. MagicPlaylist já recomenda suas músicas mais escutadas na página inicial. 

Agora, se você prefere criar suas próprias playlists mas tem preguiça de escolher música por música, o MagicPlaylist ajuda nisso. Ele é um facilitador de listas musicais e promete criar “a playlist dos seus sonhos” se baseando uma só música do seu gosto. Funciona assim: você digita uma música que gosta muito e o MagicPlaylist devolverá uma playlist pronta com várias músicas semelhantes àquela. Depois é só dar um nome e salvá-la na sua biblioteca.

Reddit

No Reddit podemos encontrar de tudo um pouco, até playlists!No Reddit podemos encontrar de tudo um pouco, até playlists!

Esta dica serve mais para quem entende em Inglês, pois a maioria das playlists compartilhadas nesta página são de usuários de fora, porém, vale a pena se arriscar. As listas poderão variar bastante de qualidade, e por isso é importante explorar bem e ir testando, pois bons conteúdos podem ser encontrados. É como se você compartilhasse suas playlists com amigos e eles com você. Recomendado para quem gosta de ficar procurando por músicas diferentes. Acesse aqui.

Playlists.net

Como encontrar as melhores playlists no Spotify

Um dos sites mais populares de compartilhamento de playlists, o Playlists.net possui milhares de opções para escolher, todas organizadas por categoria, tópico e humor. Nele você pode pesquisar por palavras-chave, pode gerar uma playlist de acordo com o artista ou banda e obter listas prontas com os maiores e melhores hits do momento. O site também dispõe de um aplicativo chamado Playlist a Day, que lana uma playlist diferente por dia, para nunca cansar de escutar sempre as mesmas faixas.

Friends Weekly

Imagem: The Verge/ u/reCAPTCHAmePLZ via RedditImagem: The Verge/ u/reCAPTCHAmePLZ via Reddit

Recentemente, alguns usuários do Spotify haviam notado que uma nova playlist com o nome de Friends Weekly surgiu no sistema. A princípio, seu objetivo funciona como o Discover Weekly, só que baseado nas músicas recentemente ouvida pelos seus amigos. Segundo o portal The Verge, parece que agora o serviço está lançando este recurso para um público maior, mas a empresa confirma ao portal que ainda está em testes.

Se realmente for lançado, será uma playlist bastante interessante e curiosa. Da mesma forma, você pode pedir para seus amigos criarem playlists para você com as músicas que gostam. É uma forma de obter novidades que estão sendo tocadas pelos amigos que conhecem você e sabem qual é o seu gosto musical.

Gostou das dicas? Conhece algum aplicativo para playlists no Spotify? Conte para nós nos comentários!

Leia também:

Fonte: FieldGuide

SHARE
+ Artigos
Comentários
 
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail