O Google está preparando uma novidade que deverá agradar muito os internautas. O navegador mais popular da rede contará com um recurso para organizar a melhor forma como um site é carregado e, deste modo, baixar inicialmente as imagens que aparecem na tela que foram visualizadas no início.

A parte restante é baixada em segundo plano e ativado de acordo com que o usuário realiza a rolagem, mostrando o conteúdo aos poucos com a finalidade de otimizar o carregamento. A funcionalidade é chamada como Iazy loading e existe em algumas páginas da web, em breve, porém, irá se tornar padrão do Chrome.

A novidade está presente na versão Canary do Chrome, que é dedicada para testes por parte dos desenvolvedores e deve chegar a versão estável do programa.

Google Chrome contará com recurso de aceleração de carregamento de páginas.
Google Chrome contará com recurso de aceleração de carregamento de páginas.

Assim que um usuário acessa uma página, ela acaba sendo baixada para o computador a partir de servidores remotos. Os textos são mais leves e baixam de modo instantâneo, porém, as imagens são pesadas e levam mais tempo. Por essa razão, o Google está reorganizando o modo em que as imagens são baixadas do servidor da página para o seu dispositivo.

O Iazy loading, além de imagens, deve também ser aplicado ao download de blocos internos (frames) de uma página. A lógica seria a mesma e os blocos de conteúdos nos quais as páginas são divididas também irão passar a ser baixados de acordo com que os usuários se aproximam deles durante a navegação, tudo isso para reduzir o tempo total de carregamento de uma página.

Os usuários do Google Chrome Canary já podem ativar a novidade através do site chrome://flags/#enable-lazy-image-loading e chrome://flags/#enable-lazy-frame-loading. Em seguida, é necessário reiniciar o navegador para que as alterações possam entrar em vigor.