O podcast se tornou popular há alguns anos no Brasil, sendo uma das principais formas de entretenimendo em áudio mais consumidas atualmente. Seja para estudar, descobrir novos assuntos ou apenas passar o tempo, sempre terá um tema disponível para você através do YouTube, Spotify ou Deezer, por exemplo. Por trazer um tópico específico o conteúdo consegue atrair a atenção do ouvinte, que tem a opção de ouvir on-line ou baixar para ouvir depois.

Segundo informações disponibilizadas pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), cerca de 40% da população brasileira acompanha algum tipo de podcast, essa porcentagem equivale a aproximadamente 50 milhões de pessoas. Uma das principais vantagens desse conteúdo é sua praticidade, sendo possível ouvi-lo no transporte público, academia ou durante a realização de atividades domésticas.

Onde encontro podcasts?

Os principais serviços de streaming de músicas (Deezer, Spotify e YouTube Music) disponibilizam para seus usuários uma área exclusiva destinada ao produtores de podcasts. São vários temas que estão à disposição, como humor, ciência, religião e dentre outros.

Para quem não quer contratar um serviço é possível utilizar o Google Podcasts, plataforma que permite escutar gratuitamente os seus canais favoritos.

Podcast dá dinheiro?

Sim! Assim como os vídeos que são publicados no YouTube ou matérias que são postadas em sites, os podcasts também recebem monetização e geram receita para seus produtores. O Spotify ADS, por exemplo, é uma ferramenta de marketing da plataforma que disponibiliza suporte total para quem publica seu conteúdo no serviço de streaming. O recurso fornece relatórios sobre o rendimento dos anúncios e estatísticas gerais do público.

Outra forma de lucrar com esse tipo de entretenimento é através dos patrocinadores, que pagam para que sua marca ou empresa seja mencionada durante o programa.

Leia também:

O que é preciso para criar um podcast?

São vários os itens necessários para que um programa vá ao ar, como edição do arquivo bruto, softwares de captura de áudio, equipamentos, equipe e o tema. Ou seja, dá trabalho!

Tema

Primeiramente é preciso definir o assunto que será abordado no podcast, para isso reúna todos os participantes e identifique qual a especialização de cada um, que pode ser tecnologia, jogos, humor e dentre outros. Esse é o primeiro passo para começar a produzir conteúdo de áudio digital para seus ouvintes.

Áudio

É preciso dispor de alguns equipamentos, como um microfone, computador e softwares para realizar a edição do áudio. Inicialmente não é preciso gastar tanto em um equipamento mais caro, porém, recomendamos que você escolha um microfone no estilo condensador e que tenha uma boa qualidade de captação sonora.

Quanto a edição, vários programas permitem que o usuário corrija falhas, realize cortes e insira efeitos de voz no arquivo gravado. Principais:

  • Audacity;
  • Adobe Audition;
  • CutMP3;
  • MP3 Skype Recorder;
  • Etc.

Publicação do conteúdo

Por fim, basta selecionar em quais plataformas o seu programa será disponibilizado, para isso é preciso acessar o site da empresa e buscar pela opção que permite enviar uma solicitação para análise.