O Spotify acaba de anunciar hoje para o Brasil o projeto Sound Up. Trata-se de uma ação para ajudar a descobrir potenciais grandes podcasters, criando um espaço para novos talentos, vozes, histórias e perspectivas. Para isso ser possível, a plataforma terá treinamentos, workshops e mais.

O objetivo do Spotify com o Sound Up é apoiar os aspirantes a criadores de conteúdo oferecendo a eles treinamentos virtuais. O projeto já estava sendo implantado antes mesmo da recomendação de isolamento social, porem foi necessário fazer algumas adaptações para poder iniciá-lo em 2020, levando em consideração a situação atual dos possíveis participantes.

O Sound Up é somente para negros ou indígenas com idade entre 18 e 30 anos

O projeto do Spotify é promissor, porém é voltado somente para um público específico, o de negros e indígenas com idade entre 18 e 30 anos. O programa é gratuito e as inscrições irão até o dia 17 de julho de 2020. Para participar, basta acessar este site.

Como funciona

O Sound Up ocorrera em duas fases, onde a primeira será um workshop virtual de 1 mês, que ocorrera ainda este ano (2020), e a segunda uma imersão presencial no escritório do Spotify, que será realizada no ano que vem (2021).

Ao todo serão selecionados 30 finalistas, de todos os inscritos no site. Destes, serão escolhidos 20 participantes que serão decididos através de entrevistas.

É importante salientar que os candidatos deverão se inscrever individualmente e não como podcasts ou grupos. Além disso, eles devem obrigatoriamente morar no Brasil.

Outro ponto importante de se lembrar, é que não é necessário nenhuma experiência previa com podcast e sim uma ideia, um desejo de fazer podcasts.

Workshop virtual

O workshop virtual será realizado ao longo de um mês, onde os participantes irão aprender desde como desenvolver a sua ideia, até desenvolver tipos de narrativa, saber como produzir, como realizar entrevistas, como editar e todas as outras etapas necessárias para podcasts. Tudo isso será feito junto com especialistas da área através de transmissões ao vivo, lições gravadas e reuniões individuais com a equipe e os facilitadores do Spotify. Ao final do workshop, os participantes terão oito semanas para preparar o projeto final e apresentar ao Spotify.

O treinamento virtual terá de uma duração de 8 a 10 horas semanais.

Equipamentos serão disponibilizados

Mesmo que o inscrito selecionado para participar do programa do Spotify não tenha condições de criar um podcast, a empresa irá disponibilizar tudo o que ele precisa. Todos os 20 participantes do Sound Up irão receber em suas casas um gravador, um computador, fones de ouvido e acesso à internet.

Dez dos 20 participantes serão escolhidos para a segunda etapa (presencial)

Para realizar a segunda etapa do programa Sound Up, serão selecionados dez dos 20 participantes escolhidos na primeira etapa. Esta fase ocorrerá em 2021, onde as pessoas selecionadas irão participar de cursos imersivos presenciais durante uma semana, com aulas de segunda à sexta-feira. Estas aulas terão a presença de especialistas e profissionais do setor, além de mentoria e suporte contínuo do Spotify para a criação de um episódio piloto para o podcast.

Mesmo após acabar esta etapa de aulas presenciais intensas, os participantes receberão apoio contínuo durante um ano inteiro. Ao final desta etapa, o Spotify irã escolher 5 ganhadores da primeira edição do Sound Up Brasil.

É importante salientar que todo o deslocamento, hospedagem e alimentação para os 10 candidatos selecionados será bancado pelo Spotify.