Muitos se perguntam se é possível fazer o upload de músicas que estão no computador ou no celular para o serviço de streaming. A resposta é sim, mas com algumas ressalvas com relação ao formato do arquivo e limite de envios.

Além do que foi dito acima, há diferenças entre a reprodução de arquivos off-line localmente e o upload de músicas do servidor da plataforma de streaming. Muitos confundem estas funcionalidades.

O que é o upload de músicas nos serviços de streaming?

Para dar mais liberdade para os usuários e tornar o app de streaming o player padrão utilizado pelos ouvintes, alguns serviços de streaming permitiram que fosse realizado o upload de arquivos de música em seus servidores. Com isso, é possível acessar as músicas de qualquer lugar ou dispositivo que esteja logado na conta em que foi feito o envio das faixas.

O que é a reprodução de arquivos off-line?

Bem diferente da proposta de upload de arquivos de música, a grande maioria dos serviços de streaming, se não todos, disponibilizam para os seus usuários a possibilidade de realizar o download de músicas de plataforma localmente, seja no computador ou smartphone. Desta forma, quando não houver acesso a internet por algum motivo como, por exemplo, viajar pela estrada ou embarcar em um avião, será possível reproduzir as suas músicas preferidas sem problemas.

Exemplos de serviços que permitem a função de reprodução de arquivos off-line:

Dica: É possível também copiar músicas para o seu smartphone e reproduzi-las no Spotify localmente. Isso significa que é somente neste dispositivo que o usuário poderá ouvir os arquivos.

Lista de serviços de streaming de música que permite o upload de arquivos

1 - Deezer

O Deezer permite que o usuário faça o upload de suas músicas na plataforma para uso exclusivamente pessoal, porém com algumas ressalvas. A primeira delas é um limite de 2000 faixas de música no formato MP3, isto foi feito para forçar o usuário a selecionar realmente as suas músicas favoritas e não "entupir" os servidores com qualquer arquivo de música.

A segunda limitação parece ser boba, onde é falado pelo serviço de streaming que cada arquivo em MP3 deverá possuir no máximo 200MB. Entretanto isso é devido a pessoas "espertas" que tentam burlar o limite de arquivos colocando um álbum inteiro dentro de um único arquivo em MP3.

Também não é possível enviar arquivos FLAC, mesmo que o assinante possua o plano Deezer Hifi, que permite a reprodução de faixas lossless (que teoricamente não tem perdas).

Os desenvolvedores ainda alertam que o ideal é que se envie arquivos em MP3 em CBR (Constant Bit Rate), pois os VBR (Variable Bit Rate) podem apresentar falhas durante a reprodução. A diferença entre o CBR e o VBR é simplesmente a forma como são enviados os dados, onde no CBR temos um fluxo constante (sempre será enviado, por exemplo, 320kbps) e no VBR há um fluxo variável de dados de acordo com a demanda (podendo variar entre 128kbps, 192kbps, 320kbps, etc., em uma mesma música).

2 - YouTube Music

Outra plataforma de streaming que permite o upload de músicas, é o YouTube Music, que em breve substituirá por completo o Google Play Music. Ao contrário do Deezer, o serviço de streaming do Google permite o upload de arquivos de música nos formatos FLAC, M4A, MP3, OGG e WMA.

Ao enviar as músicas através do computador, tanto o usuário assinante do YouTube Premium quanto o que não paga por nada poderão usufruir da funcionalidade de ouvido músicas em segundo plano, sem anúncios e off-line.

O Google alerta que as músicas enviadas poderão ser acessadas apenas pelo usuário, não será possível compartilhar os uploads das faixas com outros usuários. Além disso, é dito que é possível enviar metadados e a arte dos álbuns, além dos arquivos de música em si. É importante salientar que, caso haja arquivos de músicas duplicados, o YouTube Music removerá o conteúdo automaticamente.

Artigos recomendados para leitura: