Provavelmente, se você costuma ouvir podcasts no Spotify, já deve ter desejado que os episódios fossem mais fáceis de localizar. Para a felicidade dos ouvintes de podcasts, os desenvolvedores da plataforma de streaming de música estão trabalhando justamente em uma nova forma de navegação pelo conteúdo. A ideia é: ao invés de haver uma faixa para cada episódio, será organizado como playlists de músicas.

A nova funcionalidade está sendo disponibilizada pela Anchor, uma plataforma tudo-em-um para podcasts que foi adquirida pelo Spotify em 2019. Desde quando a empresa foi adquirida pelo Spotify, os desenvolvedores foram adicionando a plataforma novos recursos como, por exemplo, a capacidade de converter chamadas de video em episódios. Em parceria com o Spotify, a Anchor tambem testou um botão "criar podcast" dentro do app.

Agora o Spotify e a Anchor irão permitir que os podcasters utilizem qualquer música do serviço para fazer parte da transmissão do podcast.

Nova interface para podcasts da Anchor em parceria com o Spotify. Fonte: Spotify
Nova interface para podcasts da Anchor em parceria com o Spotify. Fonte: Spotify

A nova interface simplificada de arrastar e soltar tem suas limitações, mas este é o ponto principal da plataforma Anchor. Com o novo formato para podcasts, os criadores de conteúdo poderão pesquisar músicas e adicioná-las em qualquer episódio de um programa. É possível também reordenar as faixas e trechos gravados caso seja preciso. O principal ponto desta funcionalidade será evitar problemas com direitos autorais.

Ouvintes pedem "há anos" uma opção de salvar as músicas utilizadas nos podcasts

Segundo o Spotify, os ouvintes de podcasts vêm pedindo "há anos" que queriam uma forma melhor de salvar as músicas utilizadas nos seus programas favoritos.

Lançamento e disponibilidade

Por enquanto a nova funcionalidade está sendo testada nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. Não se sabe quando ela será disponibilizada para o público geral.

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!