Protagonizada por Michael C. Hall, a série 'Dexter' foi um sucesso entre os anos de 2006 a 2013, em que foi exibida sua oitava e última temporada. A trama conta a história de vida de Dexter Morgan, um técnico forense do Departamento de Homícidios da Polícia de Miami e responsável por solucionar crimes e prender criminosos.

Todo o enredo se constrói em um pequeno detalhe: Dexter é um serial killer nas horas vagas. A ideia de tentar conciliar sua vida profissional com seu lado obscuro prende a atenção do telespectador, proporcionando horas de entretenimento com a série. Nesta semana os produtores anunciaram uma continuação de doze episódios que estreará em 2021, oito anos após o encerramento. A novidade tem como objetivo consertar o final desastroso do personagem. ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

O que sabemos até agora?

Antes de entender sobre os novos episódios é preciso ter em mente que não será uma nona temporada e muito menos um spin-off. Na verdade, segundo Clyde Phillips, produtor-roteirista do seriado, os novos episódios são parte de uma minissérie que terá um início, desenvolvimento e final, sem necessariamente complementar a oitava season.

A produção não deixará de lado os últimos acontecimentos, por mais irrelevantes que sejam. O propósito é mostrar a vida do personagem em um novo programa, mas sem uma 'crise de amnésia' apagando todo o passado e feitos de Morgan.

Em entrevista para o site The Hollywood Reporter, o produtor disse que: "[...] não terá nenhuma semelhança com o final original. Não vamos trair o público e dizer: 'Opa, isso tudo foi um sonho’. O que aconteceu nos primeiros oito anos, aconteceu nos primeiros oito anos.".

Durante os novos episódios será possível notar a passagem de tempo desde a aparição da versão 'lenhador' de Dexter, que após enterrar sua irmã, Debra Morgan (Jennifer Carpenter) e enviar seu filho para a Argentina, se exilou em alguma cidade do interior e passou a viver como um lenhador.

Uma nova chance para o seriado

O desenrolar da série até a 4ª temporada foi incrível e bem construído, apresentando os medos, anseios e dificuldade do especialista forense. A partir daí o que vemos é mais do mesmo: um psicopata cometendo crimes e tentando guardar seu segredo, nada além disso.

A mesma ideia é estendida por mais seis temporadas, algo bem parecido com o que aconteceu com Supernatural, que sugou até o último segundo de conteúdo dos hunters. É possível que a minissérie traga algo novo e que surpreenda, mas partindo do tema da série será difícil impactar após 8 anos de repetições. Mesmo não sendo o objetivo, a continuação irá consertar o final da série, que desagradou a maioria dos fãs que esperavam uma conclusão digna de todos os acontecimentos passados.

Segundo informações da equipe, o próprio ator que protagonizou o personagem não se agradou com o rumo final da história. Talvez esse seja um dos motivos que levou Hall a aceitar reviver Dexter Morgan.

Há, evidentemente, uma expectativa e receio por parte do público quanto ao que irá acontecer nos novos episódios. Comentários em postagens da distribuidora indicam que os fãs temem algo que seja cansativo e seja uma 'continuação fracassada' da série que inicialmente foi boa mas que se perdeu com o passar do tempo.

Relembre os melhores momentos da série

Clyde Phillips foi o showrunner e produtor executivo da série durante sua melhor fase, dirigindo os episódios da 1ª a 4ª temporada. Em 2010 'Dexter' ganhou um Globo de Ouro, sendo Michael C. Hall vencedor na categoria de 'Melhor Ator em Série Dramática'.

Apesar da decepção dos últimos acontecimentos, para quem busca entretenimento e um pouco de emoção a indicação da série é quase obrigatória, pelo menos até a quarta temporada, é claro. Por aqui é possível assistir através de alguns serviços de streaming, estando disponível na íntegra através do Amazon Prime Video e Globoplay.

Episódios sugeridos:

  • 'Dexter' - T01E01;
  • 'Vendo vermelho' - T01E10;
  • 'Resistir é inútil' - T02E09;
  • 'Homem faminto' - T04E09;
  • 'Surprise, motherfucker' - T07E12.

Apesar das temporadas a partir da quarta serem fracas e monótonas, há alguns episódios que relembram a essência original de Dexter. Nas cinco sugestões listadas acima é possível observar desde o lado humano ao mais extremo da psicopatia do serial killer. Para quem não viu a trama ainda, é necessário criar uma contextualização com o enredo, sendo preciso acompanhar o arco que é formado desde o piloto.

Previsão de estreia

O retorno de Dexter está previsto para acontecer no segundo semestre de 2021 nos Estados Unidos, entre os meses de setembro e novembro. A distribuição será feita através do canal Showtime. O início das gravações deve acontecer em janeiro de 2021, seguindo todas às medidas sanitárias de combate ao novo Coronavírus.

Por enquanto ainda não há informações sobre a data de estreia no Brasil. A equipe de produção não confirmou o elenco da minissérie, informando apenas que o personagem principal continuará sob atuação de Michael C. Hall.