Por muitos anos o Studio Ghibli teve a fama de tentar manter um controle rígido sobre a distribuição de seu material e os direitos autorais de seus filmes, chegando até a enviar uma espada para Harvey Weinstein com a mensagem "sem cortes" (referindo-se a possíveis cortes na versão internacional do filme Princesa Mononoke). Entretanto, neste ano o estúdio afrouxou suas exigências permitindo, por exemplo, a disponibilização de suas obras na plataforma de streaming Netflix, as trilhas sonoras dos filmes no Spotify e até wallpapers (fundos de tela) para utilizar no programa de videoconferências Zoom durante a pandemia. Agora os administradores da empresa de produção de longas metragem de animações japonesas decidiu dar mais um passo além, disponibilizando 400 imagens de oito filmes gratuitamente!

As imagens foram disponibilizadas com os seguintes dizeres do produtor Toshio Suzuki:

"Por favor, use-as livremente dentro do escopo do bom senso."

Embora esta mensagem possa parecer estranha, é somente um lembrete para aqueles que utilizarem as imagens, não abusem e utilizem para fins comerciais, publicitários, entre outros. Sem dúvidas este é um gesto de amor na tentativa de levantar os ânimos das pessoas em meio a esta pandemia. O estúdio ainda promete que irá disponibilizar mais imagens no futuro, além dos incríveis 400 arquivos para download com artes de seus filmes.

Imagem de A Viagem de Chihiro Soundtrack (Spirited Away). Fonte: Studio Ghibli
Imagem de A Viagem de Chihiro Soundtrack (Spirited Away). Fonte: Studio Ghibli

Cada um dos 8 filmes ganhou 50 imagens que podem ser baixadas através do site oficial do Studio Ghibli aqui. Aproveite para ter acesso a estas maravilhosas artes para guardar de lembrança dos grandes filmes deste estúdio.

Entenda o porquê Hayao Miyazaki concordou em disponibilizar o conteúdo do estúdio em vários lugares

No início de março deste ano, Toshio Suzuki explicou, durante uma sessão de palestras na HMV & BOOKS, para a estreia de um livro de fotos que mostrava o Museu Ghibli, o motivo da distribuição dos filmes do estúdio pela Netflix. Confira aqui o que o produtor nos revelou sobre o motivo de Hayao Miyazaki concordar em disponibilizar o conteúdo do Studio Ghibli em vários lugares.