No dia primeiro de fevereiro de 2020 a Netflix era a segunda plataforma de streaming (a primeira foi a HBO Max) que estava quebrando um grande paradigma. O Studio Ghibli por muitos anos se recusou a disponibilizar qualquer uma de suas obras em plataformas digitais. Entretanto, em dezembro de 2019 a empresa decidiu disponibilizar suas animações para download nos serviços Apple TV, Amazon VOD, Vudu, Google Play, Sony, Microsoft e FandangoNOW.

Confira a lista completa de filmes do Studio Ghibli e quando irão ser disponibilizados aqui.

Quase todos os álbuns de trilhas sonoras dos filmes do Studio Ghibli estão disponíveis no Spotify

De forma repentina, há algumas semanas atrás o Studio Ghibli decidiu que não disponibilizaria somente seus filmes nos serviços de streaming, mas também as trilhas sonoras dos mesmos nas plataformas de streaming de música Spotify, Apple Music, Amazon Music e YouTube Music.

Originalmente, as músicas das OSTs das animações do estúdio de animação japonês, além de outras extras, começaram a ser disponibilizadas no Spotify (e as outras plataformas citadas) no dia 21 de fevereiro. Porém, por algum motivo, embora os álbuns aparecessem no aplicativo, não havia como os usuários brasileiros acessá-los. Somente há poucos dias as faixas de música ficaram disponíveis para reprodução.

Hub com todos os álbuns disponibilizados pelo Studio Ghibli
Hub com todos os álbuns disponibilizados pelo Studio Ghibli

Ao todo são 38 álbuns disponibilizados pelo estúdio criado por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma.

Em quais plataformas de streaming de música as OSTs (Original Soundtracks ou trilhas sonoras) dos filmes do Studio Ghibli estão disponíveis?

Os vinte e três álbuns das OSTs dos filmes de animação do Studio Ghibli estão disponíveis nas plataformas de streaming Spotify, Apple Music, Amazon Music e YouTube Music.

Os vinte e três álbuns das OSTs (Original Soundtracks ou trilhas sonoras) da filmografia do Studio Ghibli

Os vinte e três primeiros são as OSTs (Original Soundtracks ou trilhas sonoras) da filmografia do Studio Ghibli. Entretanto, nem todas as trilhas sonoras estão disponíveis, a de "Túmulo dos Vagalumes" (Hotaru no Haka) não está por questões de direitos autorais. Confira abaixo a lista dos álbuns:

Confira a playlist montada pelo Spotify para o Studio Ghibli aqui.

Mais 14 image álbuns e double-sized vocals do Studio Ghibli

Para finalizar a coletânea, há 14 image albuns, que contém músicas inspiradas em algumas obras mais famosas do Studio Ghibli. Além disso, também foi disponibilizado uma coleção double-sized de vocais dos filmes do estúdio. Confira abaixo os títulos:

Joe Hisaishi, um dos grandes responsáveis pelas trilhas sonoras do Studio Ghibli

Joe Hisaishi em Paris. Fonte: citykane (Flickr)
Joe Hisaishi em Paris. Fonte: citykane (Flickr)

Mamoru Fujisawa, conhecido pelo nome de Joe Hisaishi no meio artístico, é o responsável por compor a grande maioria das trilhas sonoras do Studio Ghibli. Confira os filmes do estúdio de animação japonês que o compositor pode trabalhar para a criação das OSTs (Original Soundtracks):

  • Nausicaä do Vale do Vento (1984)
  • O Castelo no Céu (1986)
  • Meu Vizinho Totoro (1988)
  • O Serviço de Entregas da Kiki (1989)
  • Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)
  • Princesa Mononoke (1997)
  • A Viagem de Chihiro (2001)
  • O Castelo Animado (2004)
  • Ponyo: Uma Amizade Que Veio do Mar (2008)
  • Vidas ao Vento (2013)

Confira as obras de Joe Hisaishi no Spotify aqui.