Recentemente a Official Charts Company, empresa responsável por compilar várias tabelas musicais no Reino Unido, revelou que neste primeiro semestre de 2020 as vendas de fitas cassete (k7) dobraram. De acordo com a companhia, houve um aumento de 103% no 1º semestre deste ano em comparação com o mesmo período em 2019. Ao todo foram vendidas 65 mil unidades neste ano e os números não param de aumentar, podendo chegar aos 100 mil pela primeira vez, número visto pela última vez em 2003.

As fitas K7 mais vendidas neste ano foram as do gênero pop, com 5 Seconds of Summer, Lady Gaga, The 1975, Selena Gomez e Dua Lipa nos primeiros lugares do ranking. A banda 5 Seconds of Summer vendeu 12 mil unidades de seu álbum "CALM"em fita cassete, tornando-se o álbum mais vendido em 18 anos.

Mas não foram somente as fitas k7 que tiverem um aumento significativo nas vendas de mídias de música, o vinil também obteve um aumento de 27,57% nas vendas de semana a semana, obtendo um total de 88486 unidades, enquanto os CDs subiram em 11,9%, com 253779 unidades.

No geral, as vendas de mídias físicas de álbuns na semana tiveram um aumento de 19,1%, uma alta que vem se repetindo por três meses.

Será mesmo que as mídias físicas de músicas vão morrer algum dia?

Por mais que hoje grande parte das pessoas prefira utilizar serviços de streaming de música como o Spotify, o Deezer, o Amazon Music, o Tidal, o YouTube Music, o Apple Music, entre outros, ainda há pessoas que preferem comprar CDs, vinis e fitas cassete. Os motivos da compra são diversos, desde colecionismo, passando por fãs de determinados artistas e até para obter uma qualidade de som maior.

Artigos recomendados: