Por mais que possa valer a pena, é preciso ter muita paciência quando se é fã do Studio Ghibli. Tem vontade de ir ao parque temático do Studio Ghibli? Espere até 2022. Quer assistir ao filme How Will Live Live, de Hayao Miyazaki? Espere até... que o diretor perfeccionista decida que a obra está de fato pronta para enviar aos cinemas. Entretanto houve uma "quebra de normas" do estúdio recentemente.

Isso porque foi anunciado pelo Studio Ghibli um novo projeto e estranhamente foi declarado que será possível assistir a obra dentro de alguns meses. Trata-se de um longa-metragem baseado no romance da escritora britânica Diana Wynne Jones, o Earwig and the Witch, que apesar de não ser tão popular no Reino Unido, a autora tem certa influência por ser a autora de Howl's Moving Castle (O Castelo Animado), que Hayao Miyazaki transformou em um filme no ano de 2004.

O livro Earwig and the Witch foi publicado no ano de 2011, depois que Diana faleceu. Hayao Miyazaki ficou extremamente empolgado com a versão em japonês da obra que foi publicada no Japão pela Tokuma Shoten, editora que o Studio Ghibli se relaciona há um bom tempo. Miyazaki diz:

"É um livro maravilhoso. É o último trabalho de Diana Wynne Jones e, graças aos desenhos dos [Miho] Satake (ilustrador da edição japonesa) e dos editores [Tokuma Shoten], tornou-se um trabalho indescritivelmente atraente. Eu li de capa a capa cinco vezes."

Capa da edição japonesa de Earwig and the Witch. Fonte: SoraNews24
Capa da edição japonesa de Earwig and the Witch. Fonte: SoraNews24

Talvez você pense que seria natural fazer um segundo filme baseado na obra de Diana nos mesmos moldes de Howl's Moving Castle. Entretanto, o Studio Ghibli decidiu, desta vez, trilhar um caminho diferente e irá utilizar de animações 3D (ou CG, que significa computação gráfica).

Toshio Suzuki, co-fundador e produtor do Studio Ghibli será o responsável pela produção da animação baseada em Earwig and the Witch. Toshio diz:

"Como será o mundo depois da pandemia de coronavírus? Essa é a grande questão para muitas pessoas. Olhando para o nosso trabalho [no projeto] até agora, percebi que o que destaca essa história é a esperteza e a inteligência de Earwig. Contanto que você os possua, você pode superar qualquer coisa, e essa percepção foi uma fonte de alívio para mim ... Se Pippi Longstocking é a garota mais forte do mundo, Earwig é a garota mais inteligente do mundo. A propósito, Earwig é realmente como nosso diretor, Goro-kun (filho de Miyazaki), mas ele parecia envergonhado quando eu lhe disse isso."

O longa-metragem de Earwig and the Witch deverá ser exibido na emissora de TV pública do Japão, a NHK. Até o momento nenhuma data para a exibição foi anunciada, mas já se sabe que em menos de 1 ano veremos um trabalho do Studio Ghibli saindo do forno.