O entretenimento digital evoluiu muito nos últimos anos, e nunca foi tão fácil transmitir conteúdos como música, vídeo e outras mídias para sua TV, sem nenhuma dificuldade. Tecnologias como DLNA (Digital Living Network Alliance, ou em tradução livre, Aliança para Redes Domésticas Digitais) são uma parte importante dessa facilidade.

A tecnologia DLNA permite compartilhar seus arquivos de mídia entre dispositivos compatíveis. Os dispositivos habilitados para DLNA se comunicam entre si e permitem a transmissão fácil. O Android é um sistema operacional compatível com DLNA, que pode compartilhar o conteúdo com outros dispositivos.

Por exemplo, você pode assistir vídeos capturados em seu dispositivo Android em, sua smartTV sem qualquer conexão física. Tudo funciona por streaming, com a ajuda da conexão WiFi. 

Infelizmente para o iOS, por causa do seu app nativo AirPlay, a Apple desencorajou os desenvolvedores a criarem aplicativos semelhantes para a plataforma.

Neste artigo, apresentamos os dez melhores aplicativos de servidor de mídia DLNA para Android para transmitir sua mídia para todos os seus dispositivos compatíveis.

10 melhores aplicativos para DLNA

1. BubbleUPnP UPnP / DLNA

 


 

Certamente o aplicativo DLNA mais usado do mundo, é compatível com todos os dispositivos DLNA, pois suporta servidores UPnP e DLNA. Este aplicativo faz o acesso à mídia a partir de fontes, como mídia local em seu dispositivo, armazenamento em nuvem, como o Google Drive, navegadores web, gerenciadores de arquivos, entre outros. Ele oferece não apenas o streaming, mas também a reprodução, edição, rolagem, despertador, visualizador de tela inteira integrado e controle. Você pode transmitir mídia em qualquer dispositivo DLNA em sua casa com uma rede Wi-Fi.

2. MediaHouse UPnP / DLNA Browser

 

Este aplicativo executa uma verificação automática para detectar os dispositivos que executam UPnP / DLNA na sua internet de casa, e os categoriza em 'Reproduzir para', ou seja, os dispositivos para os quais você pode transmitir seu conteúdo e 'Reproduzir de', que são os dispositivos aonde estão os conteúdos que podem ser transmitidos. 

O modo paisagem está disponível com suporte para criar arquivos de música, assim como um visualizador de imagens. A reprodução de vídeo não é integrada, por isso é recomendado instalar um player de vídeo separado, como VLC ou MX player.

3. Glinkgosoft

 

 

Este aplicativo permite que você acesse o conteúdo disponível em servidores DLNA. É um aplicativo de configuração zer. Com uma biblioteca para gerenciar seu conteúdo, é muito fácil encontrar o arquivo que você deseja transmitir. Este aplicativo também tem uma interface de usuário extremamente amigável, que permite navegar em sua biblioteca de mídia facilmente. 

Você também pode reproduzir músicas em um aplicativo externo, renderizar áudio e visualizar imagens. Com este aplicativo, todos os dispositivos compatíveis com DLNA que você possui se comunicam entre si. 

4. iMediashare Personal

 

 

Com uma bela interface, este aplicativo transmite mídia digital para qualquer dispositivo que suporte DLNA diretamente do seu dispositivo Android, sem a necessidade de conexão por cabos. Ele possui um excelente sensor de controle de movimento, que permite que as opções de controle remoto como play, pause, stop, próximo e anterior possam ser feitos com apenas gestos da mão. 

A melhor deste aplicativo é que você pode controlar seus conteúdos streaming a partir de qualquer dispositivo conectado. Ele quase funciona em todos os lugares, suportando vários aplicativos on-line.

5. AllCast

 

 

O AllCast pode transmitir mídia para o Cromecast, Amazon Fire TV, Apple TV, Xbox e outros dispositivos conectados ao DLNA. O app também permite transmitir conteúdo do seu serviço de armazenamento na nuvem. Isso significa que você não precisa baixar o conteúdo e reproduzi-lo, pois ele pode ser reproduzido por streaming. 

Com uma interface de usuário extremamente viciante e facilmente compreensível, este aplicativo também tem uma versão gratuita, que permite transmitir imagens ou vídeos de até 5 minutos. Mas se você quer transmitir filmes, vale a pena investir na versão paga do aplicativo.

6. ShareON DLNA WiFi Music Player

 

 

Este aplicativo não é simplesmente um player de música, isso porque ele não só faz download de músicas para tocar no seu dispositivo DLNA, mas dá acesso para reproduzi-las no dispositivo, se necessário, permitindo fácil alternância entre dispositivos DLNA, com uma interface agradável. Mais de mil músicas podem ser acessadas com alta velocidade, em qualquer dispositivo conectado. 

Todos os arquivos de áudio suportados pelo Android podem ser reproduzidos em seu smartphone, sem necessidade de conversão, mesmo que os arquivos estejam armazenados em dispositivos diferentes. Os dispositivos suportado por DLNA proporcionam uma reprodução de música de alta qualidade, que também é compatível com Xbox.

7. Plex

 

 

Com este aplicativo você pode transformar seu PC em um servidor de mídia, e seu dispositivo em uma mídia streamer. Ele suporta aplicativos como o Chromecast, o Roku, Android TV, Amazon Fire TV, Plex e Home Theaters também. 

A melhor característica deste aplicativo é que ele vem com seu próprio servidor, que pode ser usado para transmitir e armazenar conteúdo. O servidor do Plex deve ser baixado individualmente, mas vale a pena. A versão premium oferece armazenamento ilimitado no servidor Plex, com uma opção de sincronização de mídia offline.

8. AllConnect

 

O AllConnect é um aplicativo misto. Com uma caixa de som da Xiaomi, o AllConnect funciona com todos os outros dispositivos da Internet. Ele suporta principalmente alguns alto-falantes para streaming de música, e permite o streaming de conteúdo on-line e off-line de qualquer aplicativo instalado no seu smartphone. Além disso, ele é compatível com o Apple TV e Chromecast.

9. Toaster Cast DLNA UPnP Player

Transmita suas fotos, vídeos e músicas no seu dispositivo DLNA via WI-Fi com facilidade. Qualquer aplicativo Android tem o acesso para usar o Toaster Cast DLNA UPnP Player para transmitir vídeos, incluindo os vídeos do vimeo, mas o recurso de servidor de mídia é disponibilizado apenas para usuários da versão pró. 

10. LocalCast for Chromecast

Do seu smartphone ou tablet para qualquer dispositivo DLNA, a transmissão como LocalCast se dá de forma muito tranqüila. Você pode aplicar zoom e girar vídeos durante a reprodução. As legendas dos vídeos assistidos são fornecidas na integração com o opensubtitle.org. Embora suporte apenas alguns formatos, como MP4, MKV, 3GP e M4V, o app tem um bom design e é gratuito.