Black Friday deve movimentar até R$ 2,2 bilhões no Brasil em 2017

Segundo pesquisa do Google e do eBit apontam crescimento entre 15% e 20% nas vendas do varejo online.

Por | @marciobohrer E-commerce

Pensando em adquirir algum eletrônico durante a Black Friday deste ano? Para uma pesquisa realizada pelo Google as vendas em 2017 devem chegar aos R$ 2,2 bilhões em produtos; o valor é 15% superior ao contabilizado em 2016, quando o faturamento registrou R$ 1,9 bilhão - segundo revela o eBit. 

A Black Friday ocorre no dia 24 de novembro - é uma das datas sazonais mais rentáveis para o comércio online. Importada “às avessas” dos Estados Unidos em 2012, a Black Friday venceu a desconfiança dando lugar a oportunidade de adquirir produtos com valor abaixo do normal. Hoje, segundo dados da pesquisa, a Black Friday é a segunda data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal. 71% dos entrevistados já compraram na promoção e 68% afirmaram ter intenção de comprar este ano.

Os itens mais procurados no período, claro, são os eletrônicos (smartphones, notebooks, PCs, tablets, etc.), mas também é possível ver uma fatia grande nos vestuários e games.

Black Friday deve movimentar até R$ 2,2 bilhões no Brasil em 2017 Outro dado interessante revela que 33% dos consumidores já sabem o que pretendem comprar e aguardam a chegada da Black Friday para pesquisar e encontrar o melhor preço. Em contrapartida, 9% aproveita a data para antecipar compras de final de ano.

Sem traumas do passado

Quando chegou o Brasil, a Black Friday ficou conhecida como a oportunidade de comprar um produto ‘pela metade do dobro’. Muitas reclamações foram contabilizadas nos primeiros anos, graças a casos em que lojas subiam os preços dias antes da Black Friday e davam um falso desconto durante a promoção.

Os números, no entanto, revelam que empresas e consumidores compreenderam o real significado da ocasião e há mais equilíbrio entre ofertas e procura. Em 2016, segundo o eBit, ocorreu a Black Friday com menor número de reclamações junto ao Procon.

Hoje a Black Friday saiu do âmbito online e é amplamente aproveitada também no comércio físico (com adaptações, como ‘Black Month’, ‘Black Week’). Apesar disso, o maior número de compras é feito no on-line - 73% em 2016 e estima-se 80% em 2017.

A pesquisa revelou também que 22% dos consumidores brasileiros adquire produtos por impulso da promoção, outros 22% participam de avaliações das lojas e produtos nas redes sociais. 18% consideram-se apaixonados por Black Friday. Fique ligado também nos Cupons de desconto, que além da Black Friday podem baixar ainda mais os preços.

Fonte: Google/Provokers, Black Friday, julho 2017, Estudo Quantitativo P: em quais edições da Black Friday, aquela sexta-feira em novembro em que as lojas oferecem descontos especiais em seus produtos e serviços, você comprou algum produto ou serviço? / Pensando na próxima edição da Black Friday, qual sua intenção de comprar algum produto ou serviço? (RU)Fonte: Google/Provokers, Black Friday, julho 2017, Estudo Quantitativo P: em quais edições da Black Friday, aquela sexta-feira em novembro em que as lojas oferecem descontos especiais em seus produtos e serviços, você comprou algum produto ou serviço? / Pensando na próxima edição da Black Friday, qual sua intenção de comprar algum produto ou serviço? (RU)

E você? Está esperando por boas promoções durante a Black Friday 2017? Aqui no Oficina da Net a gente tem dicas pra você não ser surpreendido durante as compras.

Mais sobre: BlackFriday e-commerce Smartphones
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo