O Itaú foi selecionado pelo Banco Central do Brasil (BCB) como um dos 16 participantes para realizar testes com a tecnologia da blockchain do Real digital. A moeda digital brasileira tem previsão de ser oficialmente lançada até o final de 2024, e o Itaú tornou-se a primeira instituição a rodar um "nó", uma espécie de servidor na rede blockchain do Real digital.

Itaú instala o primeiro "nó" da rede do Real Digital

A primeira fase dos testes do Itaú com a blockchain do Real digital está focada no trabalho com os contratos inteligentes da moeda. Isso envolve a criação de reais digitais na blockchain, um processo conhecido como "mint", bem como a tokenização dos depósitos bancários em reais digitais. Durante essa fase, o Real digital ainda não possui lastro na moeda nacional, ou seja, não há conversão direta de dinheiro físico para a moeda digital brasileira.

Itaú começar a realizar os primeiros testes com o Real Digital
Itaú começar a realizar os primeiros testes com o Real Digital

O head do Itaú Digital Assets, Guto Antunes, ressaltou a importância destes testes para o bando Itaú, pois ser o primeiro testar a moeda digital permite que o banco tenha a oportunidade de liderar os experimentos com a nova tecnologia. Os testes com o Real digital permitirão que o Itaú transfira a moeda digital junto com outras instituições participantes do piloto e realize resgates da moeda digital brasileira em conjunto com os demais "nodes" da rede.

Em relação à disponibilidade do código-fonte do software do Real digital, o GitHub ainda não liberou o acesso público ao mesmo. O cronograma do projeto prevê que até setembro de 2023, o "Real tokenizado" estará disponível para testes, e em fevereiro de 2024, está prevista a avaliação do token dos títulos públicos. Dependendo do nível de maturidade do projeto, é possível que algum teste com a população seja realizado no final do mesmo ano.